TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional fundamentos do servico social

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PÓLO DE TAUBATÉ

DESAFIO PROFISSIONAL

FAMILIA, E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO  

SERVIÇO SOCIAL 1ª SÉRIE

GLEYCELLI C. F. VIEIRA – R A: 2816762552

JULIA SILVA CRUZ DOS SANTOS- R A: 1768956829

ANGELA M. A. D. SANTOS SILVA – RA: 6580316648

CAMILA GARNIER SILVA – R A: 2849194627

DIONE MEDEIROS DA SILVA – R A: 2816768807

RAIMUNDA F. DE O.PINTO – RA 2860117701

TAUBATÉ

ABRIL DE 2015


ANGELA M. A. D. SANTOS SILVA - RA: 6580316648

CAMILA GARNIER SILVA - RA: 2849194627

DIONE MEDEIROS DA SILVA - RA: 2816768807

JULIA SILVA CRUZ DOS SANTOS – RA 1768956829

GLECELLY C. F. VIEIRA - RA: 2816762552

RAIMUNDA F. DE O. PINTO – RA 2860117701

FAMÍLIA E SOCIEDADE, SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Trabalho de 1º série  apresentado ao curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.

TAUBATÉ Abril de 2015


FAMÍLIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS

Família, base de tudo na vida de uma criança e adolescente, além de ser o alicerce que define o caráter que ela vai se desenvolver e cria laço que levará para a vida toda no ambiente familiar, eles tem sua formação primordial que moldem a sociedade juntamente da vida do mesmo.

A sociedade contemporânea vem se modificando ao longo do tempo isso afeta diretamente a vida das pessoas, mudando suas perspectivas de vida e as famílias vem se transformando juntamente com o quadro social do nosso país, onde as possibilidades de um indivíduo são maiores que do outro, em especial no centro urbano, já que a desigualdade social predomina em nossa sociedade. As famílias pobres, dificilmente passam pelos ciclos de desenvolvimento do grupo doméstico, sobretudo pela fase de criação dos filhos, sem rupturas, (Neves,1984,Fonseca,1987

Scott , 1990), o que implica alterações muito frequentes na unidade domestica.

As dificuldades enfrentadas para a realização dos papéis familiares no núcleo conjugal, união estável, empregos insertos desencadeiam arranjos que envolvem a rede de parentescos com um todo, a fim de viabilizar a existência da família.

Mas a resolução ou superação das exigências e dos desafios apresentados no desenrolar de suas trajetórias não estão disponíveis ou ao alcance dessas famílias, – mesmo considerando o recurso potencial que os sistemas de ajuda mútua propiciam – pois os limites estruturais se imprimem de modo incisivo na vida familiar. Então, se, por um lado, as famílias têm centralidade na vida das pessoas, por outro, as desigualdades sociais que marcam a sociedade brasileira acabam por excluir parte das crianças e dos adolescentes da convivência com suas famílias. Usufruir o potencial afetivo e de proteção que a rede familiar tende a oferecer vincula-se, de modo estreito, aos contextos socioculturais em que as famílias vivem às redes de pertencimento.

A mulher com sua inserção no mercado de trabalho assumirão papel de chefe de família, e sendo assim sobra pouco tempo para o acompanhamento da educação dos filhos, portanto, fica as responsabilidades à outros membros da família, inclusive para os avós, com a  total importância  de participação   da construção desses laços familiares.

O aumento dos divórcios, separações e dos recasamentos são também indicadores das alterações pelas quais passa a vida familiar.  Pode ser dizer que não há mais um modelo de família e sim conjuntos familiares com culturas, tradições e arranjos na sociedade em que vivemos como uma totalidade, acolhendo e identificando os problemas nelas contidos, assim também como suas necessidades, traçando assim um plano de ação ou intervenção.

O assistente social tem que ser um norteador para as famílias e suas demandas, contribuindo para o fortalecimento do grupo familiar, fazer ações  sócios- educativas, orientações e prevenções, e também com as concessões de benefícios e auxílios. Este artigo busca refletir sobre os constrangimentos provenientes da  Matricialidade sócio familiar em termos conceituais da crise econômica do mundo e do trabalho.

 O papel e as composições onde discutem a família contemporânea e as suas questões sobre aquela que de pende da atenção do estado para promover o cuidado e a proteção a seus membros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com