TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens Desenvolvimentais

Exames: Origens Desenvolvimentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais

Integrando perspectivas sociais, genéticas e desenvolvimentais e testando hipóteses através de métodos estatísticos, a psicopatologia desenvolvimental, que é um campo em evolução, procura entender as origens e o caminho dos transtornos mentais.

Graças a estudos com abordagem desenvolvimental, temos resultados de pesquisas para o entendimento das origens dos transtornos mentais. Este artigo nos estimula a procurar ferramentas para entender o desenvolvimento dos transtornos mentais.

Quais são os conceitos e abordagens desenvolvimentais que nos auxiliam a

entender a origem dos transtornos mentais?

Com diferentes abordagens e conceitos, os transtornos mentais são vistos como possíveis desfechos do processo de desenvolvimento. Surgem de inter-relações dimensionais, complexas, em diversos níveis, entre características específicas, ambientais e sociais.

Entre os conceitos que norteiam abordagens desenvolvimentais temos, a psicopatologia que assume a continuidade no processo de desenvolvimento dos transtornos, a tendência inata de os indivíduos se adaptarem ao seu ambiente, a idade e momento do desenvolvimento como fatores fundamentais, e os comportamentos mal adaptativos ou transtornos interpretados perante o contexto no qual o indivíduo esta inserido.

A partir daí, temos os transtornos mentais não como categorias distintas, mas sim como trajetórias desenvolvimentais dimensionais.

Buscando fatores ambientais com efeitos causais

Uma série de estratégias é preciso para apresentar a relação de causa e efeito entre os transtornos mentais e os fatores de risco ambientais, sendo fundamental que através de uma base conceitual sólida apareça uma relação com evidências em torno de possíveis mecanismos pelos quais os eventos operam.

É necessário que haja uma ligação de tempo consistente entre o evento estressor e o início do transtorno mental, e de grande importância saber diferenciar se os eventos ambientais foram resultado do processo psicopatológico ou se foi causa do evento ambiental com inicio anterior.

Abordagens epidemiológicas demonstram que determinado evento ambiental apresenta efeito causal, sendo limitadas diante a complexidade e a diversidade de variáveis. A estratégia metodológica mais indicada para demonstrar a relação de causa e efeito é a randomização, porém questões éticas não permitem a manipulação de indivíduos e experimentos naturais são oportunidades para entendermos as origens dos transtornos mentais.

Entendendo o mecanismo de ação dos agentes causais

A psicopatologia desenvolvimental está interessada em compreender os mecanismos ou processos específicos através dos quais os agentes causais atuam, mas é preciso entender se um determinado fator atua por via ambiental ou genética e como o efeito ambiental ultrapassa a pele, levando a comportamentos observáveis.

È um desafio compreender os mecanismos através os quais eventos ambientais ultrapassam a pele, promovendo o desenvolvimento de transtornos mentais. Destacam-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com