TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Históricos da Psicologia e Trabalho

Por:   •  12/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  661 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL

Braian Freitas

Daymon Rechetelo

Fernando Zavaski

Lucas Vitaski dos Santos

Rafael Tavares










Aspectos Históricos

CURITIBA
2016

BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Aspectos Históricos

Trabalho de um resumo apresentado à disciplina de Psicologia e Trabalho, como requisito parcial de avaliação, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário Autônomo do Brasil.

Orientador: Prof. Reginaldo Daniel da Silveira.

CURITIBA
2016

Aspectos históricos

   Muito antes do homo objectus, a psicologia já era definida em sua etimologia como estudo da alma (psiche=alma e logia=estudos). É um estudo científico de comportamentos, processos mentais e as interações com o ambiente físico e social. Em um sentido, a psicologia nasceu com a filosofia grega, pois na época onde a filosofia grega nascia, os gregos pensavam o “porquê das coisas” e com isso, começaram a pensar comportamentos e processos mentais do ser humano, e logicamente a psicologia nasceria. Estudando sobre o pensamento e a representação da realidade, eram vistas algumas condições para o estabelecimento de uma ciência psicológica, o seu fundador era Guilherme Wundt.

    A psicologia no seu início dos estudos sobre o ser humano (comportamentos e processos mentais), foi no começo estudado sobre fenômenos psíquicos, como a sensação, a percepção, a vontade e outros.

1879 – Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratório formal de pesquisa em psicologia

1914-1918/ 1939-1945 -Psicologia industrial se inicia no período das duas grandes guerras mundiais  

Década de 1950 – A Psicologia Industrial passa a ser Psicologia E Trabalho

     Com o processo de industrialização, em vez dos trabalhadores ditarem o ritmo do trabalho, quem dava o ritmo agora eram as máquinas, foi então que cada trabalhador começou a exercer um trabalho específico. Com esse processo de industrialização, a psicologia buscou um meio de ajudar em diminuir a mão-de-obra, os gastos entre outros. Nesse tempo, a psicologia foi voltada ao trabalho, e foi então que foi lançado o primeiro livro de Psicologia Industrial, o livro “Psychology and industial efficiency”, e então com os estudos que esta psicologia fez, era possível diminuir as consequências negativas.

    Nascida nos Estados Unidos a Psicologia Industrial, apresentou os seguintes aspectos relacionados a adaptação do homem ao trabalho: 1- estudo das atividades cotidianas (ex.: o trabalho), 2- busca de melhoria de eficiência na produtividade dos operários, 3- aplicação de conhecimentos à propaganda e uso de testes de inteligência, personalidade e outros em diversos contextos.

    A psicologia teve um papel importante para a Primeira Guerra Mundial, pois com ela, era possível fazer uma seleção de soldados, e toda uma avaliação dos soldados, e do desempenho de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com