TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Europeus

Por:   •  16/4/2023  •  Ensaio  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIDADE CURRICULAR: Estudos Europeus II

CÓDIGO: 31017

DOCENTE: Prof. Doutor Steffen Dix

A preencher pelo estudante

NOME: Sandro Vladmir dos Santos Sá e Silva

N.º DE ESTUDANTE: 2104406

CURSO: Licenciatura em Estudos Europeus

DATA DE ENTREGA: 31-03-2023


TRABALHO / RESOLUÇÃO:

    O funcionamento pacífico da diversidade cultural dentro da Europa e o desenvolvimento contínuo de uma identidade europeia podem funcionar apenas a partir da consolidação de um estável diálogo intercultural. Quais são as condições necessárias do diálogo intercultural? Enumere e explique alguns exemplos.     

                O diálogo intercultural é um projeto com vista à troca de ideias entre indivíduos ou grupos de diferentes origens, culturas, tradições, religiões ou dialetos, com base no respeito e compreensão mútuos.  Contribui para o estreitamento entre grupos diferentes e é fundamental para a paz, pois uma sociedade onde existe diálogo intercultural, torna-se mais inclusiva. Uma sociedade onde vivemos juntos, com as diferenças uns dos outros, sejam elas étnicas, religiosas ou culturais.

        Para a existência do diálogo intercultural é necessária a construção de pontes, em vez dos muros ou barreiras, construídos por certos estereótipos, tais como a atribuição de características  e rótulos a outros, ou a outras culturas, com base em preconceitos e em visões superficiais ou colonialistas. Existem também as barreiras linguísticas,  e políticas, tais como, a discriminação, a pobreza e a exploração que afetam os indivíduos de grupos mais carentes.

        Para a criação destas pontes necessárias ao diálogo intercultural, temos como elementos fulcrais a igualdade e respeito mútuos. Estes são vitais para a queda dos entraves existentes. Só existe diálogo se cada indivíduo tiver a liberdade para se posicionar, e se o que diz for levado em consideração no diálogo. Só existirá um diálogo intercultural se houver uma troca efetiva de saberes e culturas diferentes e compreensão entre os intervenientes do diálogo, facilitando assim a procura de um consenso. O diálogo não é possível sem respeito pela igualdade e dignidade de todos os indivíduos, pelos direitos humanos, pelo Estado de Direito e pelos princípios democráticos, como defendidos pelo Conselho da Europa. É necessária a promoção de atitudes e valores que fomentem a comunicação e a tolerância. Este diálogo entre culturas é um fator de enorme importância para a constituição da paz, tornando-se assim um valor essencial para a coesão social nas sociedades modernas, onde cada vez mais existe uma grande diversidade de culturas. O diálogo intercultural afeta e contribui também para o enriquecimento das produções culturais e artísticas, com o surgimento de novas leituras. A interculturalidade está além da aceitação da diversidade cultural, é necessário também a convivência de forma igualitária e o respeito das diferentes culturas num determinado território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com