TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de risco ou proteção para a presença de ideação suicida na adolescência

Por:   •  3/4/2018  •  Resenha  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

WERLANG, B. S. G.; BORGES, V. R.; FENSTERSEIFER, L. Fatores de risco ou proteção para a presença de ideação suicida na adolescência. Revista Interamericana de Psicologia / Interamerican Journal of Psychology.V.39,  2005. p.259-266. Disponível em: <http://www.psicorip.org/Resumos/PerP/RIP/RIP036a0/RIP03929.pdf>. Acesso em: 22 de Fevereiro de 2017.

        O texto de Werlang, Borges e Fensterseifer (2005), revela que a ideação suicida, tentativa de suicido e suicídio consumado são as três formas do comportamento suicida, destacando que a ideação suicida é o que leva o adolescente ter a iniciativa à execução do ato suicida.  

        Segundo Werlang (2000, apud Werlang, Borges e Fensterseifer 2005, p.259), “[...] os atos autodestrutivos estão associados à incapacidade do individuo encontrar alternativas para seus problemas, optando por sua morte”.

        O suicídio é uma das dez principais causas morte no mundo, está presente em todas as culturas, classes sociais e em as idades, principalmente entre 15 à 34 anos e que a falta de consciência sobre este tema é um grande problema.

        Através de um estudo realizado nas capitais brasileiras com pessoas na faixa etária de 14 à 24 anos, foi possível observar que os estados de Porto Alegre e Curitiba possuem maior índice de suicídios, enquanto os estados do Rio de Janeiro e Salvador apresentaram os menores índices.

Shafler e Pleffer (2001, apud Werlang, Borges e Fensterseifer 2005, p.260), “relatam que fatores desenvolvimentais e sóciodemograficos são fundamentais para a presença de comportamento suicida em crianças e adolescentes”.  

        Na adolescência podem surgir ideias suicidas, porém tornar-se alarmante quando o adolescente acredita que o suicídio seja a única saída para os seus problemas. Alguns fatores de risco do suicídio na adolescência são: suicídio envolvendo algum familiar, transtornos psiquiátricos, rigidez ou afastamento dos pais e familiares, falta de comunicação no ambiente familiar, brigas, fantasias, frustrações, ansiedade, depressão, isolamento, separação dos pais, entre outros. Em alguns casos de suicídio de crianças e adolescentes se deve a imitação, ou a exposição dos mesmos, através da mídia ou sobre a influência de alguém com ideações suicidas.

        Já os fatores de prevenção ao suicídio, destacam-se a boa relação no ambiente familiar, a confiança, boas habilidades sociais, lazer e práticas esportivas, entre outros.

        Por meio de uma pesquisa na cidade de Porto Alegre com jovens entre 15 à 19 anos, foi possível compreender que a depressão podendo ser leve, moderada ou grave estão relacionadas à ideação suicida e a presença de uma depressão mínima está relacionada a ausência da ideação suicida.

Deve-se destacar que um terço da amostra da pesquisa realizada apresentou ideação suicida e os fatores desencadeantes foram a depressão e o contato com uma pessoa que tenta tentado realizar o ato suicida.

 Grande parte da amostra que apresentaram a ideação suicida declararam nunca ter feito um acompanhamento psicológico, o que nos leva a pensar na grande importância de programas e trabalhos preventivos com os adolescentes.

        

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (744.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com