TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Motivos Da Depressão Na Terceira Idade

Por:   •  28/3/2024  •  Projeto de pesquisa  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 6

OS MOTIVOS DA DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE

REASONS FOR DEPRESSION IN ELDERLY AGE

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo abordar o transtorno depressivo em pessoas idosas, uma vez que são uma população negligenciada em diversos aspectos, elencando alguns sintomas e causas da doença. Além disso, o projeto visa elaborar medidas para que os familiares e a sociedade introduzam cuidados para a prevenção, tratamento e diminuição do sofrimento psíquico da população na terceira idade. A proposta atende à necessidade de alertar a sociedade sobre as características e riscos do transtorno em questão, podendo ter como consequência o suicídio. Desta forma, a pesquisa busca a coleta de dados que indiquem formas da população alcançar um envelhecimento saudável.

A pesquisa foi realizada por meio da análise de dados recolhidos em artigos científicos e informações obtidas por canais dos órgãos competentes para desenvolver uma cartilha digital, que será compartilhada em redes sociais com a intenção de democratizar tal conhecimento.

Palavras-chave: Depressão. Idosos. Terceira idade. Suicídio. Envelhecimento saudável.

ABSTRACT

The present work aims to address depressive disorder in older people, as they are a neglected population, listing some symptoms and causes of the disease. In addition, the project aims to develop measures for families and society to introduce care for the prevention, treatment, and reduction of the psychological suffering of the senior population. The proposal addresses the need to alert the public to the characteristics and risks of the disorder in question, which can result in suicide. In this manner, the research seeks to collect data indicating how the population achieves healthy aging.

The research was accomplished by analyzing data collected in scientific articles and information obtained through channels from competent bodies to develop a digital flyer, which will be shared on social networks to democratize such knowledge.

Keywords: Depression. Elderly. Senior. Suicide. Healthy aging.

ÁREA TEMÁTICA: (Áreas temáticas da extensão: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho).

1 INTRODUÇÃO

Com o aumento da expectativa de vida, o idoso passou a necessitar de uma atenção mais cautelosa devido ao seu avanço de idade fisiológica e mental, buscando um envelhecimento saudável, que não foi devidamente dado em vista da alta taxa de transtornos mentais e o alto índice de suicídio nesse grupo .A falta de cuidados aos processos e fenômenos mentais que ocorrem a partir da terceira idade se tornou uma pauta pouco relevante de acordo com estudos feitos por estudantes de medicina, na Universidade Federal de Minas Gerais, e pela cartilha sobre cuidado com idosos, publicada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. Contudo, os crescentes casos de transtornos mentais passaram a se tornar uma preocupante realidade quanto a qualidade de vida desta população, podendo acarretar em grandes perdas e aumento de outras doenças. O presente estudo visou a busca de dados quanto ao desenvolvimento e/ou a permanência do transtorno depressivo em idosos; a taxa de suicídio ao longo do tempo na terceira idade; métodos que possam contribuir para a diminuição de sintomas e aumento da qualidade de vida desses idosos. Além disso, tem-se por objetivo a elaboração de uma cartilha virtual baseada nesses dados para que pudesse ser compartilhada em todos os meios digitais, auxiliando no tratamento do público alvo.

A cartilha traz informações que divulgam instituições públicas que oferecem atividades de lazer e socialização do idoso, podendo fazer com que o mesmo sinta-se reintegrado na sociedade. Ao conscientizar a população, por meio do compartilhamento da cartilha nas redes de comunicação digital sobre a existência dos riscos da depressão na terceira idade e de como cuidar desse idoso, podemos reinseri-lo na comunidade e fornecer um novo sentido à essa etapa da vida.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

No presente trabalho, as discentes utilizaram como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, visando encontrar publicações que contemplassem a temática da depressão em idosos. Para a seleção de tais publicações, considerou-se que o material de pesquisa deveria ser nacional, que apresentassem em especial dados referentes ao Estado de São Paulo. Foi considerado, também, o ano de publicação. Para maior validade dos dados acerca a taxa de suicídio entre os idosos, as discentes escolheram materiais disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Como uma forma prática para que o conteúdo elaborado pudesse ser divulgado de maneira rápida, a construção de uma cartilha digital com informações objetivas foi feita. O resultado da cartilha conseguiu fornecer informações básicas que pudessem levar ao acolhimento primário do idoso com sintomas da depressão, elencando os sintomas do transtorno para que possam ser identificados. Além disso, difundir os lugares que fornecem auxílio ao público alvo pode facilitar o tratamento e também acelerar o processo de inserção do idoso novamente na sociedade de forma criativa e acessível. O projeto pode viabilizar a divulgação de um assunto que não é amplamente pautado como principal preocupação social, visando a desestigmatização de um transtorno mental.

O curso de Psicologia contempla matérias que abordam a gerontologia como objeto de estudo. Portanto, a elaboração de um projeto que introduz as alunas no assunto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com