TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios e práticas da psicologia

Por:   •  15/2/2018  •  Resenha  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

REVISÃO PRINCÍPIOS E PRÁTICAS DA PSICOLOGIA – profª: Carla

CAPÍTULO 1 – PSICOLOGIA OU PSICOLOGIAS (CIÊNCIA, SENSO COMUM E MISTICISMO)

A CIÊNCIA tem algumas caracteríticas que são essenciais para gente definir ciência, a ciência se aproxima da realidade para ciência observar, a partir da observação a ciência vai eleger OBJETO DE ESTUDO, quando ela vai estudar esse objeto a ciência se afasta dessa realidade.

O conhecimento construído na realidade se chama SENSO COMUM que é o conhecimento, simples (simplificado), é um conhecimento, mas intituivo, é espontâneo, na ciência eu preciso de um estudo mas sistemático (organizado, teoria, método de estudo), a linguagem simples é do Senso Comum, já uma linguagem rigorosa específica é da Ciência, processo cumulativo de conhecimento (ciência), passado de geração a geração do hábito a tradição (senso comum).

Foi falado algo extremamente importante na ciência que é a OBJETIVIDADE é o que separa realmente a ciência do senso comum.  A ciência vai estudar com objetividade e aí tendo em vista essa objetividade, então a Psicologia ela precisava se enquadrar no carater de ciência, e o que aconteceu?  Se tentou eleger diversos objetos de estudo, então houve uma diversidade de obejtos de estudo. Quais são esses objetos de estudo da Psicologia? Comportamento, Consciência, Personalidade, Inconsciente, Sugbconsciente, Emoções...Mas aí tem objetos de estudos demais, então não vimos que a ciência tem que eleger um obejto de estudo aí tentou-se então eleger OBJETO ESPECÍFICO DE ESTUDO para ser dado mas validade para essa ciência, aí se elegeu a SUBJETIVIDADE, o que é a Subjetividade? É o modo de ser de cada indivíduo, de cada ser humano aí temos o modo de pensar, modo de sonhar, modo de realizar e etc... Saindo daí nos temos o MISTICISMO, quais são as práticas misticas? Tarô, Búzios, Mandiga, Quiromancia, Numerologia. Porque que essas práticas não são consideradas psicológicas, embora alguns psicológos associam essas práticas a psicologia? NÃO É COMPROVADO CIENTIFICAMENTE, porque não tem um objeto determinado, e o homem no misticismo ele tem um destino. Nós estudamos que a Subjetividade é uma construção social, que a gente se constrói e nisso a gente se torna ativo nessa construção, então aqui nos Misticismo o humano ele tá totalmente cortado disso porque aqui ele tem um destino certo, por isso que o Misticismo não é considerado uma prática psicológica.

CAPÍTULO 2 – A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA

Desde que o mundo existe tem um pensamento de quem é humano, quem é o homem? Isso desde antes os pré-socráticos e socráticos já discutiam de quem é homem, qual o pensamanto sobre o humano, então o que SÓCRATES fez ele tentou diferenciar homens dos animais e ele disse que essa diferença se dá através da RAZÃO para eles nos erámos seres racionais e os animais irracionais. PLATÃO aprendiz de Sócrates tentou encontrar onde estaria essa razão e ele disse o quê? Que estava na cabeça e aí qual a teoria que ele traz? Da IMORTALIDADE ele separa o corpo, há uma separação nos morremos e nosso corpo fica enterrado e a alma fica vagando até encontrar o próximo corpo para habitar. O ARISTÓTELES não concordou com essa separação e ele disse que o CORPO E ALMA MORREM, MORTALIDADE.

Na idade média nós temos uma influência muito grande da igreja, a igreja ditava as normas, o pensamento, ditava tudo, nessa época é considerada a idade das trevas, pois é como que a ciência tivesse ficado parada no tempo nada evoluído, nada aconteceu nos ficamos totalmente parados, tanto que o corpo era considerado sagrado, então nessa época não teve pesquisa, tivemos apenas a influência da igreja. SANTO AGOSTINHO o que ele traz de contribuição? Disse que a Alma é imortal que liga o homem a Deus. SÃO TOMÁS DE AQUINO? Diz que precisamos ter uma Essência e uma Existência, boa, decente, para me aproximar da perfeição e aí sim estaria ligada a Deus, aí me aproximaria de Deus. Saímos assim da Idade das Trevas e entramos da Idade da Luz foi quando temos uma grande evolução em todos os setores da vida na arte, na literatura, no pensamento, inclusive na ciência porque ali aquele corpo que antes era sagrado, agora esse corpo ele pode ser dissecado, ele pode ser estudado, sai dessa coisa sacra e tem oportunidade de desenvolver a ciência, anatomia, fisiologia, aí podemos estudar o corpo. RENE DESCARTES o que ele trouxe de contribuição? Separação do corpo e alma, até porque para estudar tem que separar, ele é um grande ícone porque a partir dele a ciência pode se desenvolver, e depois disso a gente tem o crescimento da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com