TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Quatro Tipos De Temperamento

Casos: Os Quatro Tipos De Temperamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

OS TIPOS DE TEMPERAMENTO

Formada em antroposofia e especialista na Teoria dos Quatro Elementos, Carmem Silvia de Carvalho elaborou uma lista com as características principais de cada tipo de temperamento. Identifique o seu:

COLÉRICO

Sob a atividade do calor, parece estar sempre ligeiramente contido, “sob pressão”. Andar resoluto e dinâmico, pisa forte com o calcanhar. Perseverante, tem iniciativa, se mobiliza por ideais, bem como o amor à verdade. É entusiasmado e pontual. Exaspera-se facilmente quando as coisas não saem conforme planejado. Essas características podem ser empregadas pelo idealismo ou egoísmo, podendo sobressair o egoísmo e a vaidade. Na infância, pode manifestar-se por acessos de ira e cólera, chutando e batendo, com muita teimosia. No geral, possuem silhueta compacta, cabeça imponente, nuca larga, membros relativamente curtos em relação ao tronco.

Pontos Positivos

· Energético

· Resoluto

· Independente

· Otimista

· Prático

· Eficiente

· Decidido

· Líder

· Audacioso

Pontos Negativos

· Intolerante

· Vaidoso

· Autossuficiente

· Insensível

--------------------------------------------------------------------------------

SANGUÍNEO

Sente-se bem quando rodeado de pessoas. Receptivo, tem interesse por tudo à sua volta. Normalmente não é rancoroso, e relaciona-se com facilidade. São reconhecidos por estarem constantemente em movimento e se desgastarem facilmente. Precisam de mais horas de sono e descanso após o almoço, mesmo em idade escolar. Como aluno, é o tipo mais popular, sempre lhe ocorrendo brincadeiras. Como adulto, é simpático, de prosa fácil e agradável, conhece todos pelo nome rapidamente. A alegria pode, no entanto, degenerar em falta de compromisso, trazendo à tona um tipo superficial e inconsequente. No geral é esguio, de constituição delicada, e ossatura leve, gestos e mímica muito dinâmicos. Seu caminhar é saltitante, acentuando a ponta dos pés. Muitas vezes é chamado de “cabeça de vento”.

Pontos Positivos

· Comunicativo

· Destacado

· Entusiasta

· Afável

· Simpático

· Companheiro

· Compreensível

· Crédulo

Pontos Negativos

· Volúvel

· indisciplinado

· impulsivo

· barulhento

· inseguro

· egocêntrico

· exagerado

· medroso

--------------------------------------------------------------------------------

FLEUMÁTICO

Conserva a calma mesmo em situações difíceis. Tem importante papel na comunidade, por sua paciência, fidelidade, equilíbrio e amor aos hábitos, precisão e meticulosidade na execução de tarefas. De natureza não agressiva, estão preocupados em criar harmonia e são extremamente confiáveis. Quando criança, observa o mundo com olhos admirados e fica tranquilo, principalmente se tiver algo para comer. Não responde a tons de comando que tentem leva-lo à ação; é lento. Pode transformar a calma em desinteresse, surgindo pedantismo e bitolação. Costumam ter estatura média

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com