TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mitos e rituais

Tese: Mitos e rituais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Tese  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 3

1. Pode um objeto qualquer vir a ser um objeto sagrado? Como?Exemplifique

Sim é possível que um objeto qualquer venha a se tornar sagrado. Por exemplo, a pedra sagrada, a árvore sagrada, não são adoradas como pedra e árvore são-no justamente como hierofanias, porque mostram qualquer coisa que já não é pedra nem arvore, mas o sagrado, um objeto qualquer torna-se outra coisa, e com tudo continua a ser ele mesmo, porque continua a participar do seu meio cósmico envolvente. Uma pedra sagrada nem por isso é menos pedra; aparentemente, de um ponto de vista profano, nada a distingue das demais pedras. Porém para aquele que cujo os olhos uma pedra se revela sagrada, a sua realidade imediata transmuta-se numa realidade sobrenatural .

2. Mitos e Ritos (pp.39-58)

Conceito

Mitos: São categorias de interpretação da religião, pois todo mito conta uma história sagrada, ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do principio. Ou seja o mito tenta explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.

Ritos : Pelo rito, o homem se incorpora ao mito, beneficiando-se de todas as formas e energias que jorraram nas origens, ou seja Ritos religiosos são tradições religiosas e regras de conduta que prescrevem como o homem deve comportar-se em relação às coisas sagradas. Só o rito permite chegar à fonte do poder do sagrado

Características

Mitos : - caráter narrativo: os mitos são sempre relatos de uma criação

- caráter sagrado: os agentes da criação são sempre seres sobrenaturais. Assim, os mitos relatam as façanhas desses entes no ‘tempo fabuloso dos inícios’. Ora, o caráter de ‘sacralidade’ ou de ‘sobrenaturalidade’ dos mitos decorre do fato de os agentes serem sobrenaturais.

- caráter verdadeiro: os mitos falam do que realmente aconteceu e, portanto não são frutos de fantasia ou de imaginação.

- caráter exemplar: sendo os mitos os relatos do que fizeram os entes sobrenaturais na inauguração do tempo e do cosmo, eles se tornam modelos exemplares de todas as atividades humanas significativas.

Classificação

Mitos: se dividem em duas classificações. Mitos de vida contam sobre a criação, da origem do mundo, das teogonias, da origem do gênero humano; mitos anuais, da natureza, da fundação do culto e os mitos sociais. Já os mitos de morte são aqueles que tratam da própria morte, da vida num outro mundo e do acaso(fim) do mundo

Ritos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com