TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Prisionais e Direitos Humanos

Por:   •  17/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE

CURSO DE PSICOLOGIA

ANDRÉ LUIZ TEIXEIRA DA SILVA

SISTEMA PRISIONAL E DIREITOS HUMANOS: POLÍTICAS PÚBLICAS DE REINSERÇÃO DO APENADO E ASSISTÊNCIA À FAMILIA EM CRICIÚMA/SC

Criciúma

2019

ANDRÉ LUIZ TEIXEIRA DA SILVA

SISTEMA PRISIONAL E DIREITOS HUMANOS: POLÍTICAS PÚBLICAS DE REINSERÇÃO DO APENADO E ASSISTÊNCIA À FAMILIA EM CRICIÚMA/SC

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Pesquisa em Psicologia II

Professora Daiani Barboza

Criciúma

2019

SUMÁRIO

1        TEMA        5

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PROBLEMA        5

4        OBJETIVOS        5

4.1        OBJETIVO GERAL        5

4.2        OBJETIVOS ESPECIFICOS        6

5        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        6

5.1        POLITICAS PÚBLICAS E DIREITOS HUMANOS EM RELAÇÃO AO SUJEITO EM SITUAÇÃO DE CÁRCERE E SEU NÚCLEO FAMILIAR        8

5.2        SISTEMA PRISIONAL DE CRICIÚMA: UM PANORAMA DAS MEDIDAS DE ASSISTÊNCIA OFERECIDAS        10

6        HIPOTESES E QUESTÕES NORTEADORAS        11

6.1        HIPOTESES        11

6.2        QUESTÕES NORTEADORAS        12

7        MÉTODO        12

8        CRONOGRAMA        13

9        ORÇAMENTO        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

  1. TEMA

        Políticas públicas de apoio ao preso e sua família e a garantia dos direitos humanos ao indivíduo em situação de cárcere.

  1. JUSTIFICATIVA

A relevância de se pesquisar tal fato surge pela necessidade de compreender de que forma a teoria se aproxima da prática quando tratamos de direitos humanos. O nosso contexto atual de justiça tem demonstrado tamanha incapacidade para cuidar de questões relativas à humanização de seus sistemas punitivos, produzindo detentos e familiares passiveis de sofrimento, bem como falhando na proposta educativa instaurada em suas diretrizes constitucionais. É preciso fundamentar as conjecturas e proporcionar uma maior compreensão da dimensão dos sistemas punitivos e seus mecanismos estruturantes.

Desta forma, questiona-se de que forma o cárcere pode prejudicar o contexto familiar do apenado, devido ao intenso sofrimento material e afetivo que este grupo pode sofrer com a punição imposta a um membro da família. Outro ponto a ser explorado com este artigo é o esclarecimento dos direitos humanos, que devem ser resguardados a um cidadão livre e, por conseguinte, também são garantidos ao preso, e de que formas o cárcere auxilia na reeducação dele ao contexto social.

  1. PROBLEMA

Quais medidas estão sendo tomadas para assegurar os direitos humanos ao individuo em cárcere e sua família?

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

Revisar os programas sociais de assistência e reabilitação para o detento e as políticas públicas no apoio ao grupo familiar do mesmo.  

  1. OBJETIVOS ESPECIFICOS

Esclarecer as diretrizes presentes nos direitos humanos, que devem ser resguardados a um cidadão livre e, por conseguinte, também dever-se-ão garantidos ao preso.

Evidenciar os mecanismos utilizados pelo sistema prisional no auxilio e reeducação do sujeito apenado ao contexto social.

Compreender a importância da prática da reeducação e reinserção social do apenado por meio assistencial em contraposição ao punitivismo.

Estabelecer a importância da inserção do psicólogo em instituições carcerárias, bem como concernir ao profissional, ferramentas úteis em sua prática.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

É importante conceituar alguns aspectos referentes à sistemas punitivos ao tratar do sistema prisional tal qual como o é nos dias atuais. Ao fazer uma análise genealógica, percebe-se a forma violenta que o sistema de justiça possuía em seus primórdios. Nesse sentido, é necessário citar a obra Vigiar e Punir, de Michael Foucault (2011), cujo discurso não se abstém apenas na questão punitiva, mas relata das questões sociais e do impacto da imputação da pena nos dois sentidos: quem pune e quem é punido. Assim, falar sobre sistemas prisionais sem citarmos esta referência é relativizar os pressupostos literários de grande importância para o embasamento teórico. Pretende-se não aprofundar muito sobre o tema, uma vez que o foco do presente artigo trata das questões referentes à atualidade e as propostas para tornar o sistema punitivo mais justo e eficiente.

A análise feita por Foucault fez de sua obra um clássico sobre a dimensão punitiva. Fá-lo-á necessário ressaltar que Foucault utilizou-se do contexto social francês para ditar sua obra, porém suas observações acerca da evolução do sistema de punição e da condição de corpo apenado ilustram bem como a punição não se aplica somente ao indivíduo em situação de encarceramento, estendendo-se para além daquele que infringiu a lei. Inicia sua obra citando os antigos suplícios, formas de punir o indivíduo através do sofrimento ao corpo, espetacularizando a violência como forma de aviso e tornando-se um aspecto cerimonial da justiça, e desta forma, traz uma observação importante sobre as consequências da punição. Segundo o autor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com