TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS E O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Por:   •  26/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

CURSO DE DIREITO

 MIRIANE ROTTINI

DIREITOS HUMANOS E O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

PASSO FUNDO

2015 

MIRIANE ROTTINI

PROJETO DE PESQUISA

DIREITOS HUMANOS E O SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Direito da Instituição Faculdade Anhanguera de Passo Fundo


PASSO FUNDO

2015

 

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

1.1        PROBLEMA        3

2.        OBJETIVOS        3

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        3

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        4

3.        JUSTIFICATIVA        4

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

5.        METODOLOGIA        5

6.        RESULTADOS ESPERADOS        8

7.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

8.        REFERÊNCIAS        9

APÊNDICE        11

ANEXO        12

  • INTODUÇÃO

a preocupação dos direitos humanos é cada vez mais preocupante, buscando da justiça e da sociedade atenção em torno do "problema", haja vista o mesmo estar sendo violado constantemente.

a constituição federal brasileira garante em seu artigo 5° os direitos e deveres individuais e coletivos da pessoa humana, estes direitos são garantidos a todos os seres humanos sem distinção nenhuma.

em razão a extrema dificuldade e repercussão do assunto abordado, procura-se encontrar a forma como os direitos humanos são aplicados no sistema penitenciário brasileiro visando elucidar se o país age em prol destes direitos nas casas prisionais.

o sistema penitenciário brasileiro aumenta a desigualdade social para com o ser humano, o mesmo não encontra-se num ambiente ressocializador, o qual é o objetivo da punição, e sim abandonados num lugar com tratamento desumano e degradante

 PROBLEMA 

Oque se vê, é os condenados jogados sem selas ficando esquecidos pela sociedade, que pouco faz e se importa com a vida lá dentro.

Para responder algumas das inúmeras perguntas é necessário voltar os olhos aos direitos humanos e o sistema prisional de frente um ao outro

  • OBJETIVOS
  •  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Vale analisar e pesquisar os Direitos Humanos no Brasil, mais precisamente as casas prisionais que estão cada vez mais  depreciados, bem como a ressocialização dos detentos.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

- Verificar a aplicabilidade dos direitos humanos nos presídios do país;

- Identificar os problemas apresentados;

-Avaliar se o apenada sai ressocializado ou não após a pena e seu tratamento dentro da casa prisional     

  • JUSTIFICATIVA

Há muitas divergências entre a realidade existente no tratamento dos detentos e oque a legislação revela, principalmente quando se fala em Direitos Humanos, oque é de suma importâncias por em prática para ressocializar os condenados, por que quando se fala em reeducação é necessário que exista assistência social e psicológica, estrutura adequada entre outras para garantir a ressocialização do ser humano que por algum motivo perdeu seus valores dignos perante a sociedade.

Por sua vez a Lei de Execuções Penais do Brasil é uma das mais modernas, embora venha por falhar.

É também necessário estabelecer uma solução quanto a política carcerária, estabelecendo condições em todos os sentidos, desde as condições fisícas até as atividades profissionalizantes, oque tornará possível a volta ao concíveio social e ao mercado de trabalho

  • FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Revisão da produção científica já acumulada sobre o tema. Traga citações de autores diversos, conceituando e contextualizando o problema apresentado, devidamente fundamentado.

A citação acima de 3 linhas deve ocorrer desta forma, letra Arial 12, espaçamento simples, recuo de 4 cm. A citação de 3 linhas ou menos, pode ficar no próprio parágrafo entre “aspas” ou em itálico. Colocar sempre a referência da obra citada ao final do parágrafo. (AUTOR, ano, página).

Para exemplificar as citações com até três linhas, traga a cópia literal do texto do autor desta forma, na própria frase, em itálico ou com aspas, e, ao final, as referências. Desta forma, entende-se que apenas a parte em itálico é cópia literal do texto do autor. (AUTOR, ano, p. 5)

Note-se que após a citação, deve constar a referência da fonte onde foi retirada a frase constando sobrenome do autor em caixa alta (maiúsculo), ano da obra, e página (se houver). 

  • METODOLOGIA

Escreva aqui qual será a metodologia adotada para que, durante a monografia, você atinja seu objetivo.

A metodologia direciona o caminho que o pesquisador irá percorrer para atingir os objetivos traçados. Conforme os autores,

[...] para que seja possível compreender a realidade e a contribuição do pesquisador, o procedimento metodológico deve abranger os conceitos teóricos de abordagem e o conjunto de técnicas. Além do referencial teórico, a metodologia deve ser redigida de forma clara, coerente e eficiente, possibilitando encaminhar os dilemas teóricos para o desafio da prática. [...] a natureza do problema é que determina o método, ou seja, a escolha do método e feita em função do problema estudado. (FREGONEZE, et al., 2014, p. 106) (grifo nosso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com