TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Alienação Social

Por:   •  23/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Alienação social

Nesta alienação, o indivíduo não se conhece como produtor e ronda em duas atitudes: ou ele aceita toda a doutrinação externa e interna, por ter tido como natural, divino ou racional, ou se rebelam individualmente, negando assim todo conteúdo externo e focando exclusivamente no interno, tendo como ele superior a realidade que a ele foi condicionada.

  1. Alienação econômica

Nesta o indivíduo não se reconhece como produtor nem se reconhecem no objeto produzidos pelo seu trabalho. Atualmente a alienação econômica é dupla.

Primeiramente, o indivíduo nesse processo, vende sua força de trabalho aos empregadores. Tornando-se assim uma mercadoria e como toda mercadoria, vem com um preço, nesse caso, salario. Porém, os trabalhadores não percebem a desumanização e são acometidos a ‘’coisa’’.

E em segundo lugar, o trabalhador produz a própria matéria prima, da criação de outras mercadorias. Entretanto, esse mesmo trabalhador ao se deparar com o produto, que ele mesmo ‘’participou’’ do processo de produção, não se reconhece no mesmo. Para eles é como se o objeto fosse ali, simplesmente colocado. Reconhece que não poderá adquirir quase nada que ali é exposto, mas não reconhece que ele mesmo, quem produziu tudo aquilo, não enquanto indivíduo, mas sim como classe social. Pode até mesmo assumir a produção daquele produto, porém também aceita a condição de não poder adquiri-lo e toma isso como justo e natural.

  1. Alienação intelectual

O indivíduo leva a crer que para o trabalho material, não exige conhecimento, mas apenas habilidades manuais, enquanto o trabalho intelectual é responsável exclusiva pelo conhecimento. Vivendo em uma sociedade alienada o intelectual também se aliena. Sua alienação é tripla:

Primeiramente, acreditam que suas ideias se aplicam universalmente e não estão ligadas a classe social que pertencem.

Segundo, acreditam que a realidade está gravada na própria realidade e não nas ideias produzidas por eles mesmo para explicar a realidade.

E em terceiro, a origem social das ideias o seu trabalho para cria-las, são descartadas pelo os mesmos. Ou seja, as ideias independem do indivíduo, elas existem por si mesmas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com