TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Conhecimento

Por:   •  9/3/2021  •  Resenha  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna - FASI

VIVIANE AZEVEDO FIGUEIREDO

TDES 1 Tipos de Conhecimento

Montes Claros

2020

VIVIANE AZEVEDO FIGUEIREDO

TDES 1 Tipos de Conhecimento

Trabalho Discente Efetivo Sistemático – TDES1, apresentado ao curso de Psicologia, 2º período noturno, disciplina Observação e Descrição do Comportamento, Professora Rosane Queiroz Duarte, da Faculdade de Saúde e Humanidades Ibituruna.

Montes Claros

2020

Tipos de Conhecimento

Conhecimento Dogmático:

É o conhecimento imposto sem que se prove sua verdade ou se discuta sua validade.

O dogmatismo é explicado pela teologia, bem como pela filosofia e em ambos esse termo é originário da palavra dogma, que tem como ponto fundamental ser indiscutível, ou seja, é o que se pensa ser verdade.

O dogmatismo teológico, é baseado em pensamentos e preceitos que tem como caráter fundamental as verdades reveladas por Deus. Afirmando que o homem tem a capacidade de atingir uma verdade absoluta e indiscutível, esse dogmatismo é considerado irracional.

O dogmatismo filosófico, veio em oposição ao ceticismo, que é o questionamento das verdades. Neste tipo de dogmatismo, os estudiosos presumem que a razão pode atingir a realidade suprema e fundamental, e busca meio para alcança-la.

É importante dizer que o dogmatismo dentro da filosofia significa que a verdade pode ser aceita sem questionamentos, desde que sejam fundamentadas em princípios, sendo assim pode-se dizer que é o dogmatismo racional.

Sempre que afirmamos alguma coisa baseado no que aceitamos ser verdade, sem questionar ou hesitar, essa postura é considerada dogmática, também conhecido como dogmatismo do senso comum ou dogmatismo ingênuo.

Senso Comum:

É um tipo de conhecimento adquirido através de crenças, observações constantes, hábitos e experiências coletivas de uma comunidade. O senso comum tem como características o fato de ser subjetivo, expressando opiniões de grupos, opiniões individuais e sentimentos, o aspecto de ser transmitido de geração em geração, e ainda de ser desprovido de qualquer valor crítico.

Conhecimento Científico:

É o conhecimento obtido através de processos e métodos que investigam a realidade seguindo normas, etapas e técnicas. Tem como características ser sistemático, por ser ordenado logicamente, lidar com fatos, basear-se em comprovações, ser objetivo e não absoluto.

Foi a partir do conhecimento científico que tornou-se possível a transformação social, pois o ser humano sentiu a necessidade de saber o funcionamento real das

coisas e não mais aceitá-las de forma passiva. Dessa forma, sabe-se que esse tipo de conhecimento analisa, verifica e explica tudo, é exato e claro atendo-se aos fatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com