TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Sono

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Neste artigo é discutida a relação entre o sono, os sonhos e a memória, sugerindo que os sonhos refletem certos aspetos da consolidação da memória. Existem varias hormonas envolvidas nesses processos mas concentramo-nos no cortisol, pois este tem um importante papel no ciclo circadiano.

Não há atualmente nenhuma explicação para o porquê de nós sonharmos ou qual o motivo de sonharmos com determinadas assuntos, mas os sonhos relacionam-se com o sono e a consolidação da memória de longo prazo ajudando a fortalecer a estabilidade das representações da memória existentes. A consolidação de memória de longo prazo envolve interações entre múltiplos sistemas cerebrais, auxiliados por vários neurotransmissores e hormonas. Segundo o autor do artigo as variações de cortisol determinam o estado funcional do hipocampo influenciando assim os processos de consolidação de memória durante o sono. O estado desses circuitos podem determinar a origem dos sonhos, fornecendo uma explicação para o motivo pelo qual sonhamos e o funcionamento interno de nossos sistemas de memória.

Estágios do sono

O sono divide-se em dois momentos: sono REM (Rapid Eye Movement) e sono não REM (NREM).O sono REM ocorre em ciclos de aproximadamente 90 minutos e alterna com as quatro fases do sono NREN. O sono de onda lenta (SWS) é o mais profundo do ciclo NREM e é a fase em que as pessoas têm mais dificuldade em acordar. Mais de 80% de SWS está concentrado na primeira metade de uma noite típica de 8 horas.

Os neurotransmissores como a serotonina e a acetilcolina, têm um papel importante no cérebro na mudança de um ciclo do sono para outro.

A distribuição dos sonhos

As pesquisas sobre os sonhos sempre se focaram mais no sono REM, pois estes encontram-se predominantemente nesse momento segundo as experiencias relatadas pelo autor. No entanto, alguns sonhos NREM são semelhantes em conteúdo aos sonhos REM e a maioria deles vem daqueles poucos períodos NREM que ocorrem no início da manhã, durante a fase de pico do ritmo diurno, quando os níveis de cortisol estão no máximo.

Sonhos e conteúdo de memória episódica

Os sonhos típicos REM e NREM são muito diferentes, principalmente em relação ao conteúdo de memória episódica (conhecimento sobre o passado que incorpora informações sobre onde e quando ocorreram eventos específicos) que contrasta com a memória semântica (que consiste no conhecimento do lugar e tempo, adquiridos por conta própria). Os sonhos que ocorrem durante o sono REM normalmente aparecem como fragmentos muitas vezes sem ligação, tendo por vezes conteúdos excêntricos.  

Por outro lado, os sonhos que ocorrem durante o sono NREM contem memórias episódicas com conteúdo.

Consolidação do sono e da memória

Existem alguns tipos de memória que parecem ser melhor consolidadas durante os diferentes estágios do sono.

O sono REM pode ser muito importante para a consolidação da memoria das emoções enquanto que o sono NREM pode ser decisivo para as memorias episódicas.

 Plihal e Born em 1997 realizaram uma experiencia que testava a memória episódica e processual apos intervalos de retenção. Concluíram que o fato das memórias episódicas apenas passarem por consolidação no início da noite, quando ocorre o sono NREM é uma indicação de que os sistemas de memória episódicos funcionais apenas ocorrem durante o sono NREM.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com