TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de liderança entre os professores

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 9

Psicologia

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DOS ESTILOS DE LIDERANÇAS EM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE ESTACIO

INTRODUÇÃO

O tema abordado nesse trabalho serão sobre os tipos de liderança entre os professores que atuam na Universidade Estácio em todos os cursos oferecidos pela mesma, com o propósito principal de identificar, relacionar/analisar possíveis variáveis, tais como características sócio-demográficas (gênero, idade), situação profissional (experiência na área, experiência profissional).

O trabalho será realizado no Campus Tijuca, desta unidade, com professores de cursos diversos locados nesta unidade. Este estudo caracteriza-se como quantitativo descritivo e utilizaram-se métodos estatísticos para identificar e sinalizar os principais pontos encontrados.

Tendo em vista que a liderança está diretamente ligada à sua capacidade de influenciar pessoas para o alcance do objetivo proposto, Weber (1991) vem afirmar que o líder é a fonte de influencia sobre os outros indivíduos. Sabendo disso, iremos analisar nossos líderes e saber mais sobre eles.

A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de fazê-lo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Falar de liderança chama fortemente a atenção de todos, tantos os que dirigem como para aqueles que são dirigidos. Por muitas vezes assume uma conotação de “ser supremo”, “dom” ‘’mágico’’, responsável por todas as atitudes inexplicável que certas pessoas exercem sobre as outras. (WHITAKER e BERGAMINI 1994)

Seguindo nesta linha (GEORGE, TERRY 1960 apud BERGAMINI 1994) “A liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo- as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo” liderança é o processo de influenciar pessoas no sentido de que ajam em prol dos objetivos da instituição; ou a arte de “inspirar os outros a trabalhar melhor, em harmonia e comprometido”. Mas essa “arte” Nem sempre é fácil quando a outra parte trata-se de relações humanas. Pessoas diariamente passam e sofrem conflitos pessoais, internos (no trabalho) e externos (em sua casa e/ou meio social). A liderança tem necessariamente que envolver outras pessoas, que serão os subordinados ou seguidores sendo assim o comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como planejar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo liderar é, essencialmente orientar o grupo, as pessoas em direção a determinados objetivos ou metas.

A conclusão de liderança, seu uso e suas expectativas são elementos de grande valia nos ensinamentos e nos desempenhos organizacionais, sendo que muitas instruções têm evidenciado que alterações na liderança estão associados a mudança na doutrina e rendimento do grupo, e investigações procuram encontrar as características, aptidão, conduta, origem de controlar ou a visão da situação que o fazem um líder capaz (FREITAS, 2006 apud ARAÚJO, M.R.M e et al, 2013).

Segundo BERGAMINI, (1994), apud SOUZA, (2012) a definição de liderança pode diferenciar de autores e dentro das organizações podem ter algumas definições distintas, afirma-se que a grande maioria dos autores define liderança como uma sequencia de fluência de um sujeito sobre outro sujeito ou equipe, visando a realizações de metas dadas, do mesmo modo que HEMPHIIL COONS, (1957) diz que liderança é o procedimento de um sujeito quando está coordenando os afazeres de uma equipe rumo a um propósito coletivo”.

No entanto, existem obstáculos nas explicações de liderança, as quais padecem de ambivalência por conta do acontecido não ter diferenciação tem a necessidade deste e outros processos sociais de influição. Para mais, a palavra liderança foi escapulida do dicionário normal e incluída sem uma nova definição no campo da ciência. (FREITAS, 2006 apud ARAÚJO, M.R.M e et al, 2013).

Existem alguns parâmetro bem amplo para definição de liderança:

- Disposição de assumir riscos;

- Desejo apaixonado de fazer diferença;

- Se sentir incomodado com a realidade;

- Assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas;

- Enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades;

- Disposição de se destacar no meio da multidão;

- Abrir a mente e o coração;

- Capacidade de subjugar o ego em benefício daquilo que é melhor;

- Evocar em que nos ouve a capacidade de sonhar;

- Inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer;

- Poder de potencializar muitas vidas;

- Falar com o coração ao coração dos liderados;

- Integração do coração, da mente e da alma;

- Capacidade de se importar com os outros e, ao fazer isso, liberar as ideias, a energia e a capacidade dessas pessoas;

- Sonho transformado em realidade;

- Coragem;

A responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas recai sobre o líder. E isso significa mais do que apenas ajudá-las a adquirir habilidades profissionais. Os melhores líderes ajudam os liderados não só em relação à carreira, mas também em relação à vida pessoal. Eles os ajudam a se tornar pessoas melhores, e não apenas bons profissionais. Os líderes potencializam os liderados. E isso é muito importante, pois promover o crescimento das pessoas gera crescimento para a organização.

Englobando o que todos os autores falaram a liderança é o ato por excelência que identifica, desenvolve e enriquece o potencial já presente numa organização e em seus membros. Qualquer que seja o debate acerca das características de personalidade e atributos de um gestor eficaz, a competência para lidar com as pessoas é um requisito central. O líder exerce influência no seu grupo para que façam o que ele deseja, conduzindo-os na direção que sozinhas não seguiriam, deve mostrar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal, incentivar, mostrar que é possível, colocar a equipe em condições de avançar e também aprender com os erros. (NOGUEIRA, EURIMAR 2012)

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com