TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Por:   •  15/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

JEANE DE LIMA MIRANDA – RA 8528971800

MARIA DAS DORES OLIVEIRA DS SILVA – RA 9137282223

RUTH LÍDIA REIS DE ASSUNÇÃO – RA 1299942170

DIAGNÓSTICO SOCIAL

ANANINDEUA – PA

2016

APRESENTAÇÃO

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) destinam-se a acolher, escutar, tratar, reintegrar e oferecer liberdade de ir e vir aos usuários, tendo a comunidade e outros setores como parceiros. Para isso o CAPS se utiliza de múltiplos recursos como às atividades de suporte terapêutico buscando a reabilitação psicossocial do usuário, com o objetivo de reinserir o indivíduo na sociedade junto à família e comunidade.Através deste conceito de reabilitação psicossocial nos possibilita trabalhar a construção de subsídios gerados no cuidado com o portador de sofrimento psíquico dentro do seu ambiente familiar, tendo como “espelho” a vivência das famílias acolhidas no CAPS onde foi realizado o Estágio. Esses subsídios serão voltados para as reais necessidades do usuário, que é aprimorar ou estabelecer relações que permitam ao usuário a assimilação, o sentido e a reconstrução de suas histórias de vida.

O Documento Diagnóstico Social se insere como etapa inicial da criação de um núcleo de inclusão família requer se constituirá a partir da implantação de um projeto de referência, que irá atuar em circuito com os demais serviços já oferecidos pelo CAPS visando sempreà participação dos familiares.O diagnóstico social envolvido no projeto “Grupo Familiar: a importância de envolver a família no tratamento” constitui-se no instrumento indispensável de base para as ações de mobilização que posteriormente serão deslanchadas, bem como às tomadas de decisões das próximas etapas do trabalho. A informação recolhida irá ajudar a equipe do projeto a formular linhas orientadoras para um melhor atendimento as famílias, dessa forma um dos objetivos mais importantes deste Diagnóstico é perceber quais as diferentes formas de apoio e ajuda que realmente irão constituir suporte para cada família.

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO:

Nome da Instituição: Centro de Atenção de Psicossocial – CAPS II

Endereço completo: Conjunto Cidade Nova VI, SN 22, entre we 72 e 75 s/n, Coqueiro, Ananindeua/PA

Cep: 67140.130

Telefone: (091) 99913 - 4080

E-mail: caps2ananindeua@gmail.com

IDENTIFICAÇÃO DO SUPERVISOR DE CAMPO

Nome da Supervisora: Ruth Helena do Nascimento Vasconcelos

Nº do CRESS: 3320 1ª Região

E-mail: ruthhnvasconcelos@gmail.com

PESQUISA

O suporte terapêutico oferecido pelo CAPS considera visitas domiciliares, oficinas terapêuticas, e atendimento individual. Esses recursos são fundamentais no atendimento do portador de transtorno mental, pois este necessita de cuidados que vão além da doença e que englobem as relações interpessoais noterritório e comunidade em que está inserido.

OBJETIVO:

• GERAL

Por meio deste diagnóstico será possível estabelecer um embasamento comum de informações que nos aproxime da realidade local, das questões desafiadoras mais recorrentes, principalmente no que tange a interação familiar – foco principal da ação proposta.

• ESPECIFICO

 Levantar dados que apontem a fragilidade ou a não fragilidade dos vínculos afetivos;

 Promover o papel protetor da família;

 E perceber potenciaisque promovam o fortalecimento dos vínculos familiares;

DADOS DA PESQUISA

Os dados e informações apresentadas a seguir foram coletados a partir de pesquisa através da realização de entrevistas (individuais), semiestruturadas e abertas, no local de Estágio. As informações auxiliarão na identificação das ações prioritárias que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com