TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS METODOLOGIA CIENTIFICA

Por:   •  16/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

1) Quais as diferenças entre a Psicologia como ramo da Filosofia e a Psicologia científica?

Filosofia e psicologia são áreas de estudo com um lugar comum, A filosofia deu inicio a psicologia.

“ É entre os filósofos gregos que surge a primeira tentativa de sistematizar uma Psicologia. O próprio termo da psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. “ (BOCK, 2001).

Logo etimologicamente a palavra psicologia significa “estudo da alma”, o que é subjetivo e ao longo do tempo houve a necessidade de estudar outros fenômenos com os avanços da fisiologia e neurofisiologia, começou a se perceber que fenômenos psíquicos eram produzidos por um sistema

A Psicologia obtém seu status de ciência quando se liberta da filosofia, e atrai novos pesquisadores que começam a produzir novos conhecimentos

• “definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psíquica, a consciência);

• delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia;

• formular métodos de estudo desse objeto;

• formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na área.” (BOCK, 2001)

As teorias começam a utilizar métodos científicos, buscando a neutralidade do conhecimento cientifico e assim se diferenciando da psicologia filosófica, onde não é tão importante que sejam comprovados as evidencias e experimentos.

3) Como a Análise experimental do Comportamento vê o Homem?

A análise experimental do Comportamento vê o Homem pelo estudo do seu comportamento, que é caracterizado por toda e qualquer reação do indivíduo, órgão ou instituição perante o meio no qual o sujeito está inserido.

Mediante ao pensamento behaviorista entende-se que pela observação e experimentação sistemática e cuidadosa é possível desenvolver um conjunto de princípios que podem explicar o comportamento humano. É dada uma importância maior aos fatores ambientais e hereditariedade, o homem passa a ser visto como produto do ambiente.

Segundo Bock 2001, behavior significa “comportamento” e sendo assim denominamos essa linha como Behavorismo, além de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Anáise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.

4) Como ocorre o controle e o contracontrole?

O controle é feito pelos órgãos ou instituições organizadas, tais como governo, religiões, sistemas econômicos em grau menor, educadores e psicoterapeutas, exercem um controle poderoso e muitas vezes modesto para BOCK 2001, “o comportamento de uma pessoa é controlado mais por sua história genética e ambiental”.

No contracontrole os que as pessoas que são controladas passam a agir e escapam do controlador saindo fora de seu alcance, um exemplo que BOCK 2001, nos dá é a pessoa numa greve, num protesto estudantil. O organismo controlado emite uma nova resposta que impede que o agente controlador mantenha o controle sobre o seu comportamento. A mentira, muitas vezes, funciona como uma resposta de contracontrole.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com