TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIAGET - COMPLETO TIPOS DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE PSICOLOGIA

ALUNAS: MIRELLA GOECKING DE SOUSA

TIPOS DE OBSERVAÇÃO

RIO DE JANEIRO

2017

MIRELLA GOECKING DE SOUSA

TIPOS DE OBSERVAÇÃO

Dissertação apresentada à disciplina de Métodos de observação em psicologia, ministrada pela professora Jucema, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Universidade Estácio de Sá – UNESA.

RIO DE JANEIRO

2017

Tipos de obervação na pesquisa

Observação sistemática

A observação sistemática é também conhecida como estruturada, controlada ou planejada.

Ela é realizada em situações controladas, tendo como principal atributo o planejamento e a sistematização. Na realização desta, geralmente utiliza-se um protocolo de observação, que é um documento onde se registra os dados coletados.

O observador sabe o que procura, planeja detalhadamente cada ação que será tomada. Utiliza-se de instrumentos como quadros, anotações, escalas e dispositivos mecânicos; determina a área onde devem-se obter as informações; indica o campo que compreende população, circunstancias e local.

Essa observação pode ser feita de modo direto e indireto. O modo direto colocam diretamente os sentidos sobre os fenômenos que se deseja estudar. Já a observação sistemática indireta diz que o alcance da informação depende da intervenção, ou seja, é preciso fazer uma conclusão a partir dos fatos anotados.

Observação assistemática

A obervação assistemática ou não estruturada, é também chamada de espontânea, simples, ocasional e acidental. Tem seu conhecimento alcançado através da experiência casual, sem planejamento e controles prévios.

Tem como objetivo recolher e registrar os dados da realidade sem que o pesquisador utilize-se de meios técnicos especiais. Esses registros têm que ser totalmente fiéis ao fato que se observa. As anotações observadas pelo pesquisador, não podem conter desejos e avaliações pessoais. Caso o pesquisador queira anotar as usas opiniões e interpretações, ele deve fazer separadamente, não podendo interferir nas anotações observadas. Exigindo do pesquisador uma atitude de prontidão, sempre atento e preparado a cada momento durante toda a observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com