TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO : PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  25/10/2017  •  Seminário  •  5.911 Palavras (24 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 24

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-UNIDAVI

FERNANDA APARECIDA STEINBACK

PORTFÓLIO

RIO DO SUL

2016


CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-UNIDAVI

FERNANDA APARECIDA STEINBACK

PORTFÓLIO

Trabalho a ser apresentado para a disciplina de Pratica Integrativa em Psicologia II do curso de Psicologia do Centro Universitário para o desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Prof.: Cintia Adam

RIO DO SUL

2016

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como objetivo ter uma breve conclusão sobre as matérias de Psicologia Social, Políticas Públicas, Antropologia, Psicologia das Organizações e do Trabalho e Fisiologia. Trabalho aonde nos dá um entendimento melhor do homem e o social, com teorias que dão uma visam sobre a nossa identidade, atividades e linguagens que nos dá um suporte para entender melhor o homem. O trabalho da assistência social, o fazer do psicólogo dentro dela e também sobre as políticas públicas que são desenvolvidas para a sociedade. Antropólogos que estudam o homem pela sua cultura sem julgar, mas sim aceitar a cultura, opinião dos outros. A atuação dos psicólogos dentro das organizações que vem ganhando força no mercado de trabalho, não somente na seleção de candidatos, mas também em outras áreas dentro das empresas e os estudos da fisiologia para entender melhor o que acontece nos seres humanos, entender as causas fisiológicas do que está acontecendo com aquela pessoa, como seu organismo reage a tais situações. Veremos agora um pouco mais de cada assunto.

2 PSICOLOGIA SOCIAL

2.1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA SOCIAL

Bernardes diz que a história da Psicologia está torcida, pois o processo é continuo e não linear, ele diz também que é importante apontar as instituições e fatos históricos que compõem a história da psicologia social.

A segunda guerra mundial tem ligação com a psicologia, nessa época foram realizadas pesquisas com seres humanos durante a guerra, o estudo de personalidade começou com a escola de Frankfurt que foi um marco na psicologia social europeia. Hitler fechou todas essas escolas, pois ele dizia que as pessoas não precisavam estudar, com isso os estudiosos começaram a migrar para os Estados Unidos.

Handbooks: espécie de primeiros manuais em psicologia social com enfoque positivista e em seu método experimental.

A psicologia social tinha grupos e um deles era sobre as perspectivas dicotômicas sociológica e psicológica. A sociológica era trabalhada por Durkhein e Goffmann aonde tinham o domínio da exterioridade sobre o indivíduo e a social psicológica predominava nos Estados Unidos aqui tem influencias do behaviorismo e Gestalt, também eram contra a ideia as sociológicas, para eles o indivíduo se molda e não tem influência do social.

O Brasil adotou a psicologia social dos Estados Unidos nos anos 60 e 70. No final da década de 70 ouve uma crise da psicologia social e aconteceram críticas a psicologia social norte americana. Entre as críticas a da psicologia social norte americana era dicotômica que seria estudar o indivíduo e a sociedade separados como se não tivesse ligação um com o outro, trabalhavam na descrição e nomeação do que é observável, comprometida com interesses do contexto norte-americano: resultados imediatos, aumento da produtividade econômica, buscava ajustar e adequar os comportamentos aos interesses sociais, e entre outras críticas.

Com isso acontecendo surgiu o segundo grupo de psicologia social aonde trabalhavam a superação da dicotomia e a nova psicologia social, essa nova psicologia estudava a relação indivíduo-sociedade, entendendo que um age sobre o outro, transformando e sendo transformado. Características da psicologia social ela fundamenta-se na ideia do homem como ser histórico e na possibilidade de transformação social; compreensão da ideologia como fundamentadora das relações de dominação, apontando para o entendimento de uma psicologia social crítica; tende ao compromisso social e à conscientização; sua maior preocupação não está em formular leis gerais sobre o comportamento social, mas sim, no entendimento das relações de dominação ideológicas e de sua possível saída, através da conscientização.

Silvia Lane é uma mulher que teve uma grande importância na psicologia social, ela dizia que toda a psicologia é social, esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social, mas sim cada uma assumir dentro de sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano.

A seguir alguns aspectos estudados na psicologia social
atividade, consciência e identidade.

2.2 IDENTIDADE

Essa categoria é muito importante, debatida por cientistas sociais e pelo senso comum.

Nossa identidade se mostra como a descrição de um personagem, cuja a vida e a biografia aparecem em uma narrativa. Somos personagens de uma história que nos mesmos criamos.

A identidade além de ser algo dado, pronto, ela é um produto de um processo que nunca acaba. O bebê antes de nascer já tem identidade é filho, neto, sobrinho, essas identidades vão sendo mantidas a partir das relações, manutenção da relação, contato.

Nós seres humanos nos tornamos algo a partir do nosso agir e fazer, somos uma metamorfose. Não podemos desligar o estudo da identidade de um indivíduo do estudo da sociedade. É do contexto histórico e social em que o homem vive que decorre suas determinações.

2.3 ATIVIDADE

É a unidade básica fundamental da vida do sujeito. É por meio da atividade que o ser humano se apropria do mundo, ou seja, é ela quem propicia a transição daquilo que está fora do ser humano para dentro dele.

A atividade humana é a base do conhecimento e do pensamento do ser humano.

Ao analisarmos a categoria atividade, compreendemos a importância vital do trabalho humano, pois é através dele que nos objetivamos socialmente, e é também através dele que nos modificamos continuamente, ou seja, nós produzimos, nós realizamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (241.6 Kb)   docx (764.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com