TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Por:   •  11/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  6.599 Palavras (27 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 27

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

CURSO DE PSICOLOGIA

BÁRBARA LUIZA RODRIGUES SILVA

CAROLINA DE SOUZA CAMARGO

FERNANDA APARECIDA DE PAULA SANTOS

JÉSSICA ANDRESSA BARBOSA

STÉFANE VIEIRA SILVA

VITÓRIA OLIVEIRA NUNES

PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO: a linguagem e a infância

Coronel Fabriciano

2018

BÁRBARA LUIZA RODRIGUES SILVA

CAROLINA DE SOUZA CAMARGO

FERNANDA APARECIDA DE PAULA SANTOS

JÉSSICA ANDRESSA BARBOSA

STÉFANE VIEIRA SILVA

VITÓRIA OLIVEIRA NUNES

PROCESSOS PSICOLÓGICOS E DESENVOLVIMENTO HUMANO: a linguagem e a infância

Projeto Integrador apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais como requisito parcial para a análise do desenvolvimento da linguagem no período da infância.

Orientadores: Aline Cristiane Lemos Ferreira, Antônio Honório Ferreira, Maria do Rosário de Fátima Rodrigues e Regina Lúcia de Souza

Coronel Fabriciano

2018

resumo

A linguagem é um aparato essencial na vida dos indivíduos, pois permite a socialização e auxilia na aprendizagem e é na infância que ocorre as suas primeiras manifestações. Entretanto, há algumas dificuldades que podem surgir no caminho e prejudicar ou retardar o seu desenvolvimento. Visando trabalhar com a linguagem no contexto institucional, o objetivo a ser atingindo se baseou na tentativa de identificar os processos psicológicos básicos e compreender como eles influenciam na aprendizagem e nas interações socais por meio da observação comportamental de duas crianças de dois anos de idade. Os resultados mostraram divergências e permitiram constatar que a forma como o indivíduo é estimulado interfere diretamente no desenvolvimento da linguagem, uma vez que crianças com características similares, como idade e mesmo ambiente educacional, estão em níveis de complexidade diferentes ao emitirem palavras. Sendo assim, é possível inferir que os estímulos que a criança tem por intermédio da interação com os adultos e as brincadeiras que ela realiza são fatores que exercem influência positiva na aquisição e desenvolvimento da linguagem.

Palavras chaves: Desenvolvimento da Linguagem. Infância. Contexto Institucional.


abstract

Language is an important apparatus in the life of individuals, as it allows socialization and helps in learning and it's in childhood that its first manifestations occur. However, there are some difficulties that may arise along the way and jeopardize or delay its development. Aiming to work with language in the institutional context, the goal to be achieved was based on the attempt to identify the basic psychological processes and to understand how they influence learning and social interactions through the behavioral observation of two two years old kids. The results showed differences and that the way the individual is stimulated interferes directly with language development, since children with similar characteristics, such as age and even educational environment, are at different levels of complexity when they utter words. Thus, it's possible to infer that the incitement that the child has through the interaction with adults and games that the kid performs are factors that exert a positive influence on the acquisition and development of the language.

Keywords: Language Development. Childhood. Institutional Context.


sumário

1 INTRODUÇÃO        6

2 OBSERVAÇÃO DA REALIDADE        6

3 PROBLEMATIZAÇÃO        7

4 TEORIZAÇÃO        7

5 hipóteses de solução        11

6 aplicabilidade à realidade        11

7 Considerações finais        11

referências        13

apêndice        14

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é referente ao Projeto Integrador cujo objetivo é propiciar que o estudante faça a inter-relação entre as disciplinas do primeiro período do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais por meio da relação da teoria com a prática com o intuito de criar e consolidar conhecimentos necessários para que, quando for atuar como profissional da área, seja de forma competente. Nesse ínterim, a proposta do projeto em questão está baseada na linguagem de crianças com idade entre dezoito meses a oito anos em contexto institucional e tem como finalidade compreendê-la como objeto de estudo e intervenção na Psicologia. Com o intuito de alcançar o objetivo, houve a observação da realidade com a identificação do problema, foram selecionados pontos chaves que propiciaram a teorização que, por sua vez, viabilizou o levantamento de hipóteses de solução para que ocorra a aplicação à realidade de forma prática.

A linguagem é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento humano, uma vez que se faz presente nas relações sociais e na aprendizagem. Diante disso, é esperado que na infância contemple as primeiras manifestações da língua. Porém, há a possibilidade de surgirem problemas que interfiram na aquisição e no desenvolvimento da linguagem. Ao abordar as fundamentações teóricas é possível perceber que, por mais que as condições ambientais sejam as mesmas, o processo de desenvolvimento da linguagem de cada criança é individual e que a estimulação é essencial nesse percurso, pois as dificuldades podem prejudicar a aprendizagem e as interações com o ambiente social. Por fim, faz-se necessária a análise e o estudo da temática a fim de considerar e compreender as diferenças para que haja a superação dos problemas e seja possível desenvolver a linguagem de acordo com as capacidades de cada criança.

2 OBSERVAÇÃO DA REALIDADE

A realidade observada deu-se no contexto institucional por meio da videogravação dos acontecimentos que foram transcritos de forma contínua cursiva. O ambiente em que a observação foi realizada era uma sala de brinquedos de uma escola de ensino particular voltada para os anos iniciais. Os sujeitos observados eram duas crianças do sexo feminino de dois anos de idade, neste estudo denominadas C e J, alunas do período integral. Os dados coletados permitiram a análise da diferença presente no desenvolvimento da linguagem de duas meninas que por terem a mesma idade e estarem no mesmo ambiente físico aparentam semelhanças em seu desenvolvimento. Tal fato permite a inferência de que a estimulação dada às crianças é diferente, uma vez que foi descartada a hipótese de existirem transtornos como o da fluência e o desvio fonológico. Em síntese, as interações sociais e brincadeiras, além da influência dos pais/responsáveis e dos professores, são ferramentas essenciais para estimular o desenvolvimento da linguagem das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com