TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISPLINAR

Artigo: PROJETO MULTIDISPLINAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO DE APRENDIZAGEM – PROJETO MULTIDISCIPLINAR

SUCATA

DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR

O presente Trabalho tem a finalidade de realizarmos um projeto de trabalho na área escolar, que vai nos ajudar como futuros professores. No qual nos proporcionará a oportunidade de estarmos sempre aptos a formular um projeto de trabalho na área escolar.

INTRODUÇÃO

Acreditar num processo educativo, que parta de uma concepção de criança como cidadã, capaz de investir na construção de valores e atitudes como solidariedade, cooperação, autonomia e respeito ao bem comum, contribui para a consolidação de uma pedagogia da educação atual, preocupada com as circunstâncias e situações do cotidiano e das relações em que estão envolvidos educadores,

crianças e famílias.

Um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, é a materialização da nossa reflexão crítica enquanto educadores, portanto, decidimos enfrentar este desafio e sistematizar este projeto, buscando um norte que possibilite a efetivação da intencionalidade do espaço educacional.

É preciso salientar a importância da construção coletiva desse projeto, que exigiu comprometimento de todos envolvidos no processo educativo, e se apresenta como uma proposta inovadora e ousada, a partir do momento que reúne instituições de educação formal e não formais já organizadas e transformadas através dos instrumentos musicais.

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

INSTRUMENTOS COM SUCATA

Público - Alvo: 1ª a 4ª série

Objetivo

O objetivo principal deste projeto é desenvolver os aspectos sensoriais e cognitivos da criança através da musicalidade e da criatividade na montagem dos instrumentos, contribuindo para avanços em seu processo de aprendizagem.

Este projeto consiste na confecção de instrumentos musicais e no reaproveitamento de sucatas. Desta forma, as atividades podem ajudar a despertar uma consciência ambiental.

Construção de Instrumentos

Caixa de chuva

• Material a ser utilizado:

• uma caixa fina, utilizada nas embalagens de viagem para pizza (o tamanho pode ser variado)

• sementes diversas: arroz, feijão, entre outros; ou pedrinhas para aquário

• papel de presente ou colorido

• fita adesiva

• tesoura

Etapas:

Acrescente uma

xícara de sementes ou das pedrinhas dentro da caixa. Corte um pedaço de papel suficiente para envolver a caixa e embrulhe-a como se fosse um presente. Prenda com fita adesiva.

Formas de utilizá-lo:

Comece movendo a caixa devagar. Você perceberá que o som é semelhante aos movimentos da água do mar. À medida que os movimentos são mais intensos e fortes, é possível obter o som de uma tempestade ou de um vendaval. Este instrumento pode ser utilizado como efeito sonoro em peças teatrais ou em músicas.

Chocalho

Material a ser utilizado:

Seis frascos de yakult

• sementes variadas

• fita adesiva

• seis elásticos

Etapas:

Coloque as sementes do material desejado em três frascos de yakult. Com a ajuda da fita adesiva, cole o frasco vazio junto ao outro frasco que contém as sementes, siga o mesmo processo com os outros frascos.

Ajunte os três chocalhos formados colocando dois elásticos em cada dobra do yakult. Observação: se não quiser ajuntar os três yakults, pode deixá-los separados mesmo.

Formas de utilizá-lo:

Vire o chocalho devagar, deixando que as sementes escorram de um lado para o outro, formando assim um som mais leve.

As crianças podem explorar as formas de tocá-los, virando devagar, virando rapidamente. Quando este instrumento é virado levemente seu som se parece com o de água.

Linha de filme

Material a ser utilizado:

• Vários frascos de filme de fotografia

• Tesoura

• Agulha

• Fio de náilon

Etapas:

Tire as tampinhas dos frascos.

Faça dois furos pequenos em cada frasco com uma agulha. Corte um pedaço grande de fio de náilon. Coloque o fio de náilon na agulha e passe-o por um dos buracos passando a linha para o lado de dentro do frasco, depois volte à linha pelo outro buraco puxando toda linha. Vá colocando a linha em todos os frascos mantendo uma distância de dois dedos entre o fio de um frasco para o outro, coloque no mínimo dez frascos, quanto mais frascos mais som sai do instrumento.

Obs.: pode-se fazer o mesmo com as tampinhas dos frascos.

Formas de utilizá-lo:

A criança pode girá-lo no ar, ou apenas chocalhar o instrumento. Esse instrumento também pode ser utilizado como efeitos de água, vento etc.

Molho de chaves

Material a ser utilizado:

• Peneira de 20 cm de diâmetro

• Fios de lã ou cordão

• Várias chaves

Etapas:

Passe o fio de cordão nas chaves, deixando pontas para depois pendurar na peneira. Amarre várias chaves na peneira, mantendo uma distância pequena entre elas, pois assim elas poderão bater-se entre si.

Formas de utilizá-lo:

Basta balançá-lo. Também pode ser utilizado como efeitos especiais.

• Pau de chuva

• Material a ser utilizado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com