TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISPLINAR III – BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Limeira - Pedagogia – Projeto Multidisciplinar III

Aleci Prado Nunes Mendes – RA 6995483811

Cristina de Souza Adriano – RA 6758344815

Debora Cristina Melo Quesada – RA 6921439265

Júnia Mariz dos Reis – RA 6791424645

Luciana Cristina Agapito Correia – RA 6942011516

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – PROJETO MULTIDISPLINAR III – BRINCADEIRA DE CRIANÇA

LIMEIRA/SP

2015

Aleci Prado Nunes Mendes – RA 6995483811

Cristina de Souza Adriano – RA 6758344815

Debora Cristina Melo Quesada – RA 6921439265

Júnia Mariz dos Reis – RA 6791424645

Luciana Cristina Agapito Correia – RA 6942011516

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – PROJETO MULTIDISPLINAR III – BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar III”, sob orientação do Professor Tutor: Sandra Tinós.

LIMEIRA/SP

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. RESENHA CRÍTICA        

3. SÍNTESE        

4. VIDEOS        

5. PROJETO BRINCANDO E APRENDENDO        

5.1 OBJETIVO GERAL:        

5.2 AREAS DE CONHECIMENTO CONTEUDOS E HABILIDADES        

5.3 MÚSICAS        

5.4 RECURSOS  USADOS        

6. AVALIAÇÃO        

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

8. REFERÊNCIAS        



1. INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância de projetos pedagógicos realizados na escola, através da relação com o professor e a sua própria família, que juntamente com a sociedade na qual esta introduzida mostra as dificuldades que são encontradas na vida real e através disso levar a uma reflexão em todas as áreas do conhecimento, com a adequada intervenção do professor com o propósito de atingir seus objetivos.

O projeto pedagógico tem por finalidade demonstrar formas simples de cuidados com o corpo e fazendo sua higiene pessoal, economizando água e mantendo a conservação do meio ambiente, demostrado através de formas simples como escovar os dentes após cada refeição.


2. RESENHA CRÍTICA

A aplicação da aprendizagem fundada em projetos é um instrumento para o objetivo da mudança que se almeja na educação brasileira, pois traz o rompimento dos aprendizados independentes e tornando o estudante como agente ativo do processo de conhecimento, tornando este conhecimento de fato considerável.

A pedagogia através de projetos é obviamente um grande desafio aos docentes, que tratam com constante singularidade, haja vista não haver exata previsão do que ocorrerá no decorrer do projeto.

O tema acerca da descrição dos professores faz-se necessário ressaltar, pois se conclui que ao conhecer a Aprendizagem Baseada em Projetos fica clara a necessidade de o docente sair da sua zona de conforto, transformando sua conduta, deixando para trás a concepção de que seu conhecimento é singular.

Professores e alunos são coautores no processo de aprendizagem, sendo o professor mediado entre o aluno e o conhecimento, orientando, direcionando e incentivando o questionamento sobre a matéria estudada, proporcionando a construção do saber a cada estudante.

As instituições educacionais que lidam com a pedagogia de projetos geralmente se sobressaem em virtude do comprometimento dos alunos durante o processo de aprendizagem.

A pedagogia de projetos propicia ao aluno um desenvolvimento interpessoal por meio de um processo de produção, ou seja, estar em constante desenvolvimento, evolução através de desafios, tomada de decisões, com trabalho em grupo, gerenciando o confronto de ideias, com o propósito de desenvolver competências próprias para que o aluno aprenda de forma colaborativa e significativa.

A realização de projetos possibilita a composição de situações educacionais que vão além das salas de aula, favorecendo o convívio social, tendo em vista as diferentes perspectivas de mundo e o confronto entre as mesmas, à relevância dos interesses do aluno na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o estudante já possui.

Fernando José de Almeida menciona que:

A maioria das atividades criativas com que nos deparamos hoje em dia nas escolas tem sido feita por meio de projetos. Esta é uma forma inovadora de romper com as prisões curriculares e dar um formato mais ágil e participativo ao nosso trabalho de professores e educadores. (ALMEIDA, 1999)

A proposta da educação por projetos é um esforço em promover a união entre vida e escola. Lamentavelmente, os processos de ensino-aprendizagem ainda são fundados no conceito de que o aluno demonstra que aprendeu se for capaz de aplicar com sucesso as informações adquiridas. Porém, o fato de alcançar a meta não significa obrigatoriamente que ele tenha compreendido o que realizou.

Acerca disso assevera Piaget:

O fato de os alunos estarem desenvolvendo projetos não significa que eles estão construindo conhecimento ou compreendendo o que estão fazendo [...] resolver o projeto e atingir resultados satisfatórios não garante a aquisição de conceitos envolvidos no projeto. (PIAGET apud VALENTE, 2002)

As mudanças significativas para a educação exigem transformações na concepção de ensino e aprendizagem de docentes, gerenciadores, funcionários, pais e a sociedade como um todo.

A finalidade do projeto de aprendizagem é o favorecimento de métodos de organização dos conhecimentos acadêmicos em relação a diversos temas, tais como o procedimento da informação, a diversidade de conteúdos ao redor de problemas/hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos. (Hernández, 1999). Portanto, o compromisso com projetos constitui em excelente contexto de utilização comum dos conteúdos, que são desenvolvidos de forma significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com