TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOVER FORTALECIMENTO DO VINCULOS DOS BENEFICIARIOS DA INSTITUIÇÃO COM SEUS VOLUNTÁRIOS

Por:   •  5/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 14

PROMOVER FORTALECIMENTO DO VINCULOS DOS BENEFICIARIOS DA INSTITUIÇÃO COM SEUS VOLUNTÁRIOS.

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:        4

2.1 Alunos:        4

2.2 Professor supervisor:        4

2.3 Identificações da instituição:        4

2.4 Identificações do representante na instituição:        4

2.5 Apresentação da instituição:        4

2.6        Missão        6

2.7        Visão        6

2.8        Valores        6

3. CONTEXTUALIZAÇÃO DO MAPEAMENTO REALIZADO:        7

4. PROBLEMATIZAÇÃO        9

5.        PUBLICO ALVO        9

6. OBJETIVO GERAL        9

7.1 OBJETIVOS ESPECIFICOS:        10

8.  IMPLANTAÇÃO DA INTERNEÇÃO:        10

9.  METODOLOGIA:        10

10. CRONOGRAMA        11

11. AVALIAÇÃO DA INTERVENÇÃO        11

12. FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA:        11

12.1 Trabalho voluntário        11

12.2 Institucionalização        11

13. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        12

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta proposta de intervenção visando o fortalecimento do vinculo dos beneficiários com os atendentes voluntários e a instituição AVOPÊ – Associação de Voluntário do IPÊ. O projeto se caracteriza por um conjunto de atividades, as quais terão a finalidade de empoderamento e conscientizar estas crianças, valorizando a importância da instituição no contexto social e comunitário.  

O estudo institucional foi importante para a identificação e contextualização do problema. Entretanto destaca-se a relevância da intervenção da psicologia para dar significado à convivência e o fortalecimento de vínculos para estas crianças, bem como sua importância em proporcionar espaços de sociabilidade, resgate da autoestima e construção de novas identidades. Sendo também responsável por despertar novos laços afetivos, e consequentemente, produzir reflexos no fortalecimento dos vínculos.

Após, pretende-se suscitar algumas reflexões acerca dos fatores que envolvem crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e de que forma a psicoeducação pode contribuir de forma positiva na minimização destes riscos. Cabe ressaltar que o viés teórico que guiará a intervenção será o de reconhecer a criança enquanto sujeitos socioculturais, com suas histórias e projetos, a partir de uma reflexão sobre o seu cotidiano dentro da instituição.

 Busca-se promover valores que reflitam na capacidade integral da criança, desenvolvendo suas habilidades gerais. Por fim, serão respeitadas as delimitações metodológicas, apresentado os resultados da intervenção e as considerações finais.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

2.1 Alunos:[pic 2]

Nome:

2.2 Professor supervisor:

Nome:

                         

2.3 Identificações da instituição:

Nome da instituição:  Associação de Voluntário do IPÊ – AVOPE.

Endereço: Rua 3,

CEP: 92500-000

Telefone: (51). 

2.4 Identificações do representante na instituição:

Nome:

Cargo: coordenadora.

2.5 Apresentação da instituição:

A Avope uma associação privada, sem fins lucrativos, e tem como finalidade prestar assistência a crianças de 6 a 12 anos em horário inverso ao escolar, proporcionando diversas atividades, objetivando o desenvolvimento de suas potencialidades e integração social.

Fundada no dia 01 de Novembro de 2012 por voluntários, tendo como presidente o Sr. Alfredo Malta Pereira, a instituição iniciou suas atividades com a direção de Sra. Edite Braga.

É mantida, principalmente, pelo Rotary Guaíba Farrapos, mas conta com diversos parceiros, como a Liga Feminina de Guaíba, a Casa da Amizade, o Banco de Alimentos da FIERGS, o Projeto RITA, entre outros e está sempre em busca de novas parcerias para dar amparo a suas causas sociais.

No início das atividades, pretendia-se capacitar adultos para o mercado de trabalho, com cursos de informática e artesanato. Aos poucos, foi-se incluindo a capoeira e outras atividades recreativas e de lazer.

Em 2013, em função de uma grave enchente que atingiu o Bairro Ipê, entra em cena Sra. Maura, que, em parceria com Sra. Edite, presta assistência aos desabrigados, na sede da Instituição, servindo alimentação diária e fornecendo agasalhos aos necessitados.

A partir daí, tendo como motivação sérios problemas de saúde que foram superados, e uma antiga promessa à filha, Sra. Maura segue à frente da direção, trocando o foco de atuação; a partir de então, o público-alvo passou a ser as crianças entre 6 e 12 anos, que seriam atendidas em turno inverso ao escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (253.6 Kb)   docx (59.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com