TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICO ESCOLAR ESTAGIO

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.838 Palavras (12 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 12

Apresentação (paginas)

1. Psicologia Escolar: um espaço de atuação entre o conhecimento da

Psicologia e o conhecimento da área de Educação

2. Objeto de Estudo da Psicologia Escolar

3. O processo de intervenção da Psicologia em contextos escolares.

4. Da Dificuldade de Aprendizagem (DA) para o conceito de Produção de

Fracasso Escolar

5. Entendendo a escola e seus atores

5.1. Caracterização da Escola

5.2. Caracterização dos profissionais da educação

5.3. Caracterização dos alunos

5.4 – Caracterização da sala de aula observada.

6. A observação participante

7. Desvelando os significados e sentidos (convergentes ou contraditórios)

das relações e das práticas educativas da escola

8. Reconstruindo relações que favoreçam as práticas educativas na escola: O processo de intervenção do psicólogo escolar.

8.1 – Enfocando o problema.

8.2 – Fundamentação (teórica e metodológica) para a intervenção

8.3 - A proposta de intervenção

9. Resultados obtidos

9.1 – As revelações que a intervenção trouxe

9.2 – Limites e possibilidades para novas práticas cotidianas na escola

10. Considerações finais

Referências

Anexos

Apresentação

(Escrever aqui em algumas linhas a que se destina este trabalho e como está organizado; Informar onde foi realizado o estágio e a série que foi focada em que período ocorreu, ou vem ocorrendo, quantas horas semanais)

Linhas norteadoras do Estágio Curricular em Psicologia Escolar e Problemas de aprendizagem

O estágio é entendido como um espaço privilegiado da relação entre teoria e prática na formação do futuro profissional, considerado como um agente de transformação nas diferentes áreas de sua atuação. Esta atuação é permeada por uma visão de mundo, de ser humano e de sociedade historicamente construída.

Os seres humanos são agentes do seu saber, produtores da história e do conhecimento. Através da interação entre si e com o mundo, interferem e transformam a si próprios e a realidade em que vivem. O conhecimento é um processo de construção que se dá por meio da interação entre os seres humanos, destes com o mundo e com conhecimento historicamente acumulado.

O processo de construção do conhecimento implica no reconhecimento da teoria e da prática como dimensões indissociáveis, por isso, a formação do psicólogo é concebida como um processo contínuo e dinâmico.

Diretrizes Gerais do Estágio em Psicologia Escolar

As diretrizes a seguir especificadas estão embasadas no Regulamento Geral dos Estágios Curriculares da UNIAN- Universidade Anhanguera do ABC e fundamentadas na Lei nº 4119/62 – que dispõe sobre os Cursos de Formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo.

O Curso de Psicologia, além da formação básica, oferece uma formação profissional que se realiza por meio de estágios curriculares obrigatórios e disciplinas teórico-práticas integradas a esses estágios realizados no Centro de Psicologia Aplicada. Estes devem propiciar a integração entre o ensino formal e a prática profissional. Cabe ao Curso de Psicologia planejar, executar, acompanhar e avaliar tais atividades em conformidade com o currículo pleno do curso.

Com o intuito de alcançar o que se expõe acima, o estágio tem como objetivos mais amplos: (1) propiciar ao aluno uma participação ativa tanto no campo de estágio como em supervisão, permitindo-lhe estabelecer relações entre as propostas teórico-metodológicas do Curso de Psicologia com as práticas psicológicas nos locais onde estagia; (2) possibilitar uma formação profissionalizante ampla para atuar em diversas áreas da psicologia, compreendendo-as em sua dimensão ética, política, técnica e social; (3) contribuir para a consolidação do papel social da universidade, promovendo a produção e aplicação de conhecimentos que respondam às necessidades da comunidade; (4) desenvolver o espírito crítico e criador do estagiário, frente aos problemas que a realidade apresenta.

1. Psicologia Escolar: um espaço de atuação entre o conhecimento da Psicologia e o conhecimento da área de Educação (sugestão de título de subtópico)

Escrever aqui o que caracteriza a Psicologia Escolar como uma disciplina ponte. Buscar o texto da bibliografia do curso e citar a fonte segundo as normas da ABNT. Neste item podem colocar dados sobre o que fala a Maria Helena Souza Patto.....que é uma bibliográfia básica no nosso curso e tem o livro na biblioteca ou outro livro pertinente ao assunto.

2. Objeto de Estudo da Psicologia Escolar

Buscar o texto da bibliografia do curso e citar a fonte segundo as normas da ABNT.

Obs: O texto deve estar embasado em bibliografias do curso.

3. O processo de intervenção da Psicologia em contextos escolares.

Fazer uma síntese do texto que está no manual de psicologia escolar.. (que foi dado em aula no outro semestre) e colocar aqui. NÃO É PERMITIDO COPIAR O TEXTO TODO..ISTO É FRAUDE E CANCELARÁ O TRABALHO....PODEM COPIAR PARTES PEQUENAS DO TEXTO E FAÇA PARÁFRASES. SE PRECISAR COPIAR UM TRECHO PEQUENO, USAR ASPAS E CITAR AUTOR E PÁGINA) Sempre usar as normas ABNT

4. Da Dificuldade de Aprendizagem (DA) para o conceito de Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com