TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO TÉCNICO EM TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  29/5/2022  •  Artigo  •  2.996 Palavras (12 Páginas)  •  2.195 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]INSTITUTO ATENEU

TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

MARIA DENISE DE OLIVEIRA BENTO

FORTALEZA-CE

2022

RELATÓRIO TÉCNICO EM TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Relatório apresentado à disciplina de estágio supervisionado, do curso técnico em Secretaria Escolar da escola politécnica Ateneu, como requisito necessário à conclusão do referido curso.

FORTALEZA-CE

2022

TERMO DE APROVAÇÃO

Declaramos para os devidos fins que o aluno Maria Denise de Oliveira Bento, matrícula de nº 20204407646, entregou o relatório de estágio supervisionado em _______/______/_______, nas dependências da escola politécnica Ateneu.

O Referido foi aprovado com Nota __________.

Atenciosamente,

____________________________________________

Coordenador do curso

____________________________________________

Supervisor de estágio

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por me inspirar, motivar e proporcionar a oportunidade de participar deste estudo. A Ele todo o mérito e a honra. Aos professores que estiveram presentes ao longo do curso dividindo e partilhando o conhecimento. Aos proprietários da Escola Futuro Gênio por permitir que utilizasse os dados de sua Instituição como exemplo e por ter nos ajudado no desenvolvimento da autoavaliação da mesma, contribuindo com dados que dizem respeito à gestão da secretaria escolar. A todos que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho, meu muito obrigada!

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, autor e consumador da minha fé. Dedico também aos meus pais, que sempre me motivaram a estudar, dar continuidade nas capacitações. Dedico aos meus irmãos, em especial ao Cristiano Oliveira, que me auxiliou na elaboração deste  trabalho.  Dedico ao meu filho, Dino Lucca, para que ele tenha orgulho da mamãe.

RESUMO

A gestão escolar para apresentar bom funcionamento e organização das instituições de ensino depende da secretaria escolar, de como este setor é enxergado e como as atividades serão desenvolvidas. O secretário escolar é o responsável legal e administrativamente pela guarda documental da instituição de ensino, os registros da vida profissional do quadro de funcional da instituição, bem como de seus alunos. Para o exercício da função de secretário escolar, se faz necessário capacitação técnica e dedicação exclusiva às atividades de secretaria escolar, requisitos estes que são costumeiramente confundidos ou desprezados nas instituições de ensino. Desta forma o presente trabalho faz um levantamento bibliográfico objetivando demonstrar a importância do profissional de secretaria escolar nas instituições de ensino, bem como descrever as rotinas de secretaria de uma escola de educação infantil e fundamental em Fortaleza-CE.

Palavras-chaves: Secretária escolar; Educação; Secretariado

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1 A ÁREA DE SECRETARIA ESCOLAR        7

1.2 OBJETIVO DO TRABALHO        7

1.3 METODOLOGIA        7

1.4 O PROFISSIONAL DO SECRETARIADO ESCOLAR        8

2.        SOBRE A EMPRESA        9

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA        9

2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES        9

2.3 ATIVIDADES PRINCIPAIS DA EMPRESA        9

2.4 ANÁLISE DE MERCADO        10

        2.4.1 APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE SWOT        11

3.        CAMPO DE ESTÁGIO        12

3.1 ÁREA DO ESTÁGIO        12

3.2 ATIVIDADES DO ESTÁGIO        12

4.        CONCLUSÃO        13

5.        REFERENCIAS        14

6.        ANEXOS        15

  1. INTRODUÇÃO

A escola é vista como núcleo de formação da sociedade, onde o indivíduo aprende a viver em comunidade, onde se inicia o processo de formação intelectual. Para que a escola ofereça seus serviços com qualidade, é imprescindível que os seus profissionais sejam capacitados, com conhecimento técnico suficiente para realizar suas atribuições, de forma eficaz e eficiente.

Dentre as áreas responsáveis pela organização administrativa de uma escola, há três que se destacam: diretoria, coordenação pedagógica e secretaria. A secretaria é parte importante no processo educacional, visto que nela que se encontra a documentação e atividades exigidas para o funcionamento adequado da escola.

A secretaria da escola é o setor que dá suporte nos processos administrativos de uma instituição de ensino, sendo nela que ocorre o primeiro contato do público externo com a escola. Para a autora, a secretaria escolar tem todo o serviço de expediente como propósito básico, sendo o seu secretário encarregado por organizar, registrar, guardar e escriturar toda documentação, garantindo a sua legitimidade, Reckziegel, (2011).

O trabalho é composto de cinco capítulos, sendo o primeiro a introdução; o segundo, o sobre a empresa; o terceiro, Campo de estágio; o quarto, conclusão e o quinto, as referencias bibliográficas.

  1. A ÁREA DE SECRETARIA ESCOLAR

         A secretaria escolar participa diretamente da administração da escola, pois atua na organização e no funcionamento do fluxo de trabalho, prestando atendimento à comunidade escolar. É também o principal meio de comunicação da comunidade externa (usuários e família) com a instituição de ensino, pois presta atendimento a todos os processos escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com