TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA APLICADA

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA APLICADA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2013  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

Não há uma só teoria psicológica, mas sim uma multiplicidade de enfoques, correntes, escolas, paradigmas, variados objetos de estudo e metodologias concorrentes, muitas das quais apresentam profundas divergências entre si. Descreva sobre as abordagens de psicologia apresentadas na aula 01. (Sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

Resposta 1:

O estruturalismo surgiu com Edward Brad Ford Titchener (1867–1927) e tem como fundamento o estudo dos conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação, seu método era a introspecção analítica.

O funcionalismo: O pioneiro da psicologia funcional desenvolvida nos Estados Unidos foi o americano William James (1842-1910) que, segundo pesquisa realizada 80 anos após sua morte, perdia prestígio apenas para Wilhelm Wundt. O funcionalismo defende que o pensamento, as emoções se ajustam ao meio ambiente, e que os problemas psicológicos se dão de origem genética.

O associacionismo: O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação das idéias – das mais simples às mais complexas. Assim, para aprender uma coisa complexa, a pessoa precisaria primeiro aprender as idéias mais simples, que a ela estariam associadas.

Estudar o homem é pensar sobre si mesmo. Para Bock (2002), a subjetividade pode ser vista também como objeto de estudo da psicologia. Leia também o Texto “subjetividade na era digital” e Descreva com suas palavras o que é subjetividade. (Sua resposta deve atingir no mínimo 6 linhas).

Resposta 2:

Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar, e fazer de cada um. Subjetividade nada mais é do que a maneira que o ser humano vai construindo suas ideias, opiniões, conforme seu desenvolvimento e suas experiências adquiridas com o convívio social e cultural, e esses ideias são construídas internamente a partir dessas relações e também da sua constituição biológica. E é a partir dai que o ser humano constrói suas manifestações afetivas e comportamentais.

ATIVIDADES DA AULA 02

1. Após uma atenta leitura da aula . Descreva as duas teorias do aparelho psíquico, elaboras por Freud e descreva sobre a Psicanálise. Faça uma leitura complementar dos textos “Freud, o criador da psicanálise” e “Id, Ego, Superego” que está disponível em Material de Aula, para ajudá-los na elaboração da resposta. (Sua resposta deve atingir no mínimo 8 linhas).

Resposta 1 :

A primeira teoria do aparelho psíquico, Freud afirma que nada acontece por acaso e muito menos os processos mentais. Há uma causa para cada pensamento, para toda memória revivida, sentimentos ou ação. O consciente é uma pequena parte da mente, incluindo tudo que estamos cientes num determinado momento. Inconscientes ficam os elementos não acessíveis a consciência. Algumas coisas são excluídas outras ficam ocultas. Pré-consciente é a parte que pode tornar consciente com facilidade.

Freud, fala sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com