TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA FORMAÇÃO

Tese: PSICOLOGIA DA FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Teoria Verbal Significativa

De acordo com Ausubel, o mais importante fator isolado que influencia a aprendizagem é o que o aprendiz já sabe. O armazenamento da informação no cérebro humano é altamente organizado, formando uma hierarquia conceitual, onde os elementos específicos do conhecimento são ligados. A aprendizagem significativa é o processo através do qual uma nova informação se relaciona com aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo, onde há uma concentração de ocorrência de materialmente significativo e a disposição para aprender. A estrutura cognitiva é onde se concentra toda a organização das ideias de um dado individuo, onde representa abstrações da experiência do individuo. Aprendizagem mecânica é a aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação conceitual relevantes, existentes na estrutura cognitiva, onde não há ocorrência da associação cognitiva. Depende do grau de significado da aprendizagem. Organizadores Prévios ou Avançados tem a função de servir de ponto entre o que o aprendiz já sabe e aquilo que ele precisa saber, antes de assimilar a nova informação. Assimilações são novas ideias potencialmente significativas e ideais pré-existente na estrutura cognitiva. A aprendizagem subordinada é um novo conceito de ideias, sendo o relacionamento de novos conceitos de preposições mais amplas, já estabelecida na estrutura cognitiva, onde esta aquisição se realiza através do processo de reconciliação integrativa. Mapa Conceitual procura refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte dela.

Teoria Genética da Aprendizagem

Esta teoria iniciou-se com biólogo Piaget que foi a psicologia para responder as questões epistemológicas relacionada com a aquisição do conhecimento humano. De acordo com a concepção genética cognitiva, a aprendizagem se dá em função do nível cognitivo do sujeito, de maneira processual e progressiva, ou seja, dos estágios ou períodos de menor conhecimento e dos mais avançados. Tais estágios denominam-se senso motor, que compreende a etapa do nascimento aos 18 a 24 meses. Inteligência representativa ou conceitual que vais dos dois aos onze anos. Operações Formais se dá dos 15 aos 16 anos. Este estágio sensório motor culmina com a construção da primeira estrutura intelectual, de inteligência representativa com a construção das estruturas operatórias concretas, e de operações formais dirigente para construção das estruturas intelectuais próprias, do raciocínio, hipotético, dedutivo. Segundo Piaget, cada estágio marca o aparecimento de uma etapa de equilíbrio, e cada uma das etapas é precedida de uma etapa de preparação onde as sensações de aprendizagem se fazem necessário identificar as competências cognitivas de cada sujeito, para sondar as possibilidades que o mesmo tem de aprender, posto que apenas avançam os sujeitos que se encontram de um nível operatório próximo ao da aquisição da noção que vão aprender.

Teoria sócio-cultural da aprendizagem e do ensino

O processo de interação atuando no mundo social originou-se na constante interação no meio social, onde o desenvolvimento do psiquismo humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com