TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Humanista: A História De Um Dilema Epistemológico

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Humanista: A História De Um Dilema Epistemológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  621 Visualizações

Psicopatologia é uma área que tem como objetivo estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental de individuo Psicopatologia vem se tornando cada vez mais superficial, deixando assim um grande problema na hora de ensinar sua pratica, não se resume apenas em oferecer um significado objetivo de seus sintomas e sinais. É desempenhada de um modo livre, livre de pressupostos e teorias (psicopatologia descritiva) confundida de maneira equivocada com a psicopatologia fenomenológica.

Ensinar sobre psicopatologia fica difícil, já que o pouco material didático que existe é precário, os mais modernos manuais parecem livros de semiologia ( parte da medicina que estuda sinais e sintomas das doenças);

Na psicopatologia descritiva, o objetivo é a descrição objetiva de sintomas, saindo da psicopatologia como o estudo das vivencias; Psicopatologia Sintomatológica-Critériológica, Kraus (2003, 1994) não trabalha com os sintomas e sim com fenômenos, , portanto, remetem necessariamente a uma totalidade, a uma estrutura, para ganhar sentido, ao contrário dos sintomas. Na psicopatologia de terceira pessoa, a subjetividade, intersubjetividade estão foram de questão, nela apenas é levado em questão o comportamento objetivo. A Perspectiva da primeira pessoa diz sobre uma experiências pré-reflexiva dos estados mentais e corporais, são sentimentos sem reconhecimento.

.

Dentro da psicopatologia existem varias escolas, assim cada uma aborda maneiras diferentes, existe a fenomenológica,descritiva,psicodinâmicas, terceira pessoa, entre ouras. Então sim,minha resposta é que sim podemos considerar a subjetividade no estudo da psicopatologia, justamente pelo fato de serem várias escolas com diferentes pensamentos,porém em um mesmo assunto.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com