TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.767 Palavras (16 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 16

UNIDAVI

JENIFFER CRISTINE KRAUSE

COMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

RIO DO SUL – SC

2016

JENIFFER CRISTINE KRAUSE

COMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Administração da UNIDAVI para a disciplina de: Teoria geral da administração II.

Professor: Aldo Kaestner, MS

RIO DO SUL – SC

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS        

2.1 TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL        

2.2 TEORIA DA BUROCRACIA DE WEBER        

2.3 TEORIA ESTRUTURALISTA        

3 MUDANÇA ORGANIZACIONAL        

4 CULTURA ORGANIZACIONAL        

5 GESTÃO DE CONFLITOS        

6 GESTÃO DO CONHECIMENTO (APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL)        

7 GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS        

8 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das estruturas organizacionais no ambiente empresarial, e será apresentado á disciplina de teoria da administração II. O artigo foi desenvolvido com base em pesquisa em livros pertinentes ao assunto e pesquisa na internet, buscando assim enriquecer o trabalho e fundamentar os conceitos essenciais para o entendimento do trabalho. Ao longo do trabalho alguns conceitos serão adaptados às palavras do aluno, assim o mesmo terá uma melhor fixação dos conceitos bem como criará um senso crítico a respeito da perspectiva organizacional das empresas e organizações.

        Serão apresentados neste artigo os seguintes assuntos referentes às estruturas organizacionais: Teoria clássica de Fayol; Teoria burocrática de Weber; Teoria estruturalista; Mudança organizacional; Cultura organizacional; Gestão de conflitos; Gestão do conhecimento (aprendizagem organizacional) e Gestão estratégica de negócios. Com este embasamento teórico será possível identificar a aplicação prática de cada uma dessas teorias nas organizações, evidenciando assim a importância do estudo desta disciplina no curso e a necessidade de um aprofundamento acerca da mesma, o que justifica a realização deste trabalho.

        Espera-se com a realização do trabalho uma evolução nos conhecimentos conceituais do aluno bem como a mudança de seu olhar sobre a perspectiva organizacional das empresas e organizações. O estudo da teoria da administração se justifica, pois é importante que os acadêmicos tenham conhecimento do quanto a forma de como as organizações tomam as suas decisões e estão organizadas influencia no resultado final das suas operações, e o quanto isso pode participar tanto para o sucesso quanto para o fracasso de algum projeto.

        

2 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

A estrutura organizacional diz respeito à maneira como uma organização desenvolve, coordena e divide suas atividades. Deve ser aplicada procurando alcançar os objetivos da empresa segundo suas estratégias. Além disso, deve ser flexível às mudanças de cenários externos e internos e deve permitir uma visão macro da empresa.

Para Chiavenato (2014, p. 13) “significa basicamente planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que compõem a empresa e dirigir e controlar suas atividades.”. O autor ainda afirma que a eficiência alcançada pela empresa para atingir os fins que deseja, deve obedecer e ser executada por meio de processos racionais.

Bernardes e Marcondes (2003, p. 163) introduzem metaforicamente as empresas na teoria da evolução das espécies de Darwin que dizia que, a vivência de um indivíduo em dado ambiente dependia de sua capacidade para enfrentar as condições adversas desse meio, assim “de maneira semelhante, um tipo de organização somente terá sucesso caso sua estrutura seja adequada às condições restritivas de seu ecossistema”. Dessa forma, muitas empresas desenvolveram formas diferentes de se estruturar através de erros e tentativas, buscando sobreviver no meio e delinear modelos para criar organizações viáveis.

A preocupação com a estrutura organizacional parte de três abordagens principais: a teoria clássica de Fayol, a teoria da burocracia de Weber e a teoria estruturalista.

2.1 TEORIA CLÁSSICA DE FAYOL

“Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo.” (CHIAVENATO, 2014. p. 14). Henri Fayol (1841-1925) foi um engenheiro francês que desenvolveu um olhar conciso e global a respeito da estrutura organizacional.

Para ele, existem seis funções básicas dentro de toda empresa:

  1. Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa.
  2. Funções comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação.
  3. Funções financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais.
  4. Funções contábeis: relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.
  5. Funções de segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas.
  6. Funções administrativas: relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. (CHIAVENATO, 2014. p. 14).

[pic 1]

Figura 1: As funções básicas da empresa. Fonte: Administração virtual. Disponível em: < http://www.administracaovirtual.com/adm_artigos_Taylor_Fayol.htm>. Acesso em: 22 Maio 2016.

Dessa forma, Fayol não busca exaltar a função administrativa em relação às outras, mas ressalta que essa é o elo de ligação entre as demais, fortalecendo a estrutura da organização como um todo na medida em que age proporcionalmente dentro das outras funções, executando tarefas de previsão, organização, comando, coordenação e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com