TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O dilema da psicologia humanista

Relatório de pesquisa: O dilema da psicologia humanista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

A Abordagem Centrada na Pessoa consiste em ter um foco nos problemas humanos composto por princípios gerais que regem a Terapia Centrada no Cliente, desenvolvida por Carl Rogers. A partir daí, tornou-se possível visualizar a sua aplicação em diversas áreas.

Rogers afirmava que a partir de uma relação empática entre cliente e terapeuta, seria possível o ‘insight’’ da pessoa. Para ele, todo ser humano tem em si mesmo a capacidade de se transformar e de se desenvolver.

Existem condições centrais nesta abordagem. Uma delas é a referência voltada na transparência durante todo o contato do terapeuta com o cliente. Outra condição consiste na aceitação e recepção positiva e calorosa com aquilo que é trazido do cliente para o terapeuta. E por último, a condição seria a compreensão empática, que significa ver o problema do outro a partir do referencial do outro.

O significado da Boa Vontade está mais ligada à percepção de uma necessidade e uma maior preocupação com o outro e a realização de uma “boa ação”, tendo por característica marcante a disponibilidade.

Entendemos que a percepção da necessidade alheia e a realização de uma boa ação, estão ligadas à intenção de ser mais eficaz durante uma terapia, e possui a intenção de auxiliar outro a fazer mudanças na sua personalidade.

É notável que na Boa Vontade, o foco é o ato, a “boa ação”, enquanto que na Abordagem Centrada na Pessoa, seria mais um modo de ser. Tanto na Boa Vontade, quanto na Abordagem Centrada na Pessoa, observa-se uma forma de relacionar-se com o outro. Fator essencial para um melhor desenvolvimento de um indivíduo em um processo psicoterapêutico, mas também bastante importante para um bom relacionamento, por isso sua aplicação pode ser utilizada em diversas situações cotidianas.

Etapa 2

O texto tem o objetivo sintetizar aos principais conceitos apresentados no artigo proposto, a partir de estudo dirigido

O dilema da Psicologia Humanista.

O objeto de estudo da psicologia humanista é o sentido da experiência humana, ou seja, uma descrição completa do que significa estar vivo.

A psicologia humanista surgiu a partir da discordância de líderes do movimento humanista contra o Behaviorismo, que entendia o homem apenas como um conjunto de estímulos e respostas, e contra a Psicanálise que concebia o homem somente a partir dos instintos. Teve grande influência a Psicologia da Gestalt. Há discordância quanto ao fundador, porém, Abraham Maslow é considerado teórico importante, desta “nova” psicologia.

A abordagem centrada na pessoa (ACP) proporciona uma relação de ajuda quando se aceita e é capaz de manter “uma consideração positiva’’ incondicional para ser capaz de ver o centro auto-atualizador (a tendência atualizante é a força que impulsiona os seres humanos a crescer pessoalmente mesmo que o ambiente não permita isso) do cliente e não os comportamentos destrutivos, prejudiciais e ofensivos. Consiste em um enfoque dos problemas humanos composto por princípios gerais que regem a Terapia Centrada no Cliente.

A capacidade de aceitação positiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com