TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Tese: PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Tese  •  3.328 Palavras (14 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO DE GOIAS

Serviço Social: 4ª semestre

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Acadêmicos: Martinnes-

Sousa

Ferreira

Nascimento. P

Silva.R

Profª: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Valparaíso de Goiás-GO

1 de outubro de 2010

Resumo

Apresentaremos o filme Tropa de Elite numa visão critica dentro da realidade social, além de criticar a corrupção da polícia carioca, o que não é uma particularidade do Rio de Janeiro, mostra a classe média, que ora fazem passeata nas ruas pedindo paz, ora são patrocinadores do tráfico de drogas, assim como é mostrado no filme nas cenas de festas estudantis e na própria universidade, o que só tem a favorecer a violência urbana. Tropa de Elite é uma obra de ficção que expõem a conduta do comando do BOPE, quando em ação e também um pouco das particularidades de alguns personagens, relata também a corrupção de muitos policiais da PM, em permanecer incorruptíveis.

Aborda cultura, como comportamentos e práticas sociais através da vida em sociedade, sendo que cada grupo possui suas particularidades. Trazendo também as manifestações sociais como o funk, passeata pela paz. E os conflitos sociais como: a pobreza, desumanização do outro, desqualificação social, violência, falta de acesso aos bens e serviços, segurança, justiça, cidadania e principalmente o descaso do governo diante das necessidades da população mazelada, dessas favelas.

Questiona a diferença entre homens e animais diante de tanta brutalidade, fala do processo grupal de como é importante à ação conjunta.

E fala da atuação dos profissionais assistente social e psicólogos trabalhando o coletivo, em busca de atendimento focado nas particularidades de cada usuário para que possam obter melhores resultados.

Tropa de Elite

A história se passa no Morro do Turano, uma favela carioca, o personagem principal vem a ser o Capitão Nascimento um policial competente e linha dura, que tem uma filosofia, a de que o policial possui três caminhos: primeiro se deixam corromper, segundo, ignoram as demandas ou terceiro vão para a guerra para matar ou morrer, na sua vida particular ele passa por um dilema muito grande o que envolve suas duas paixões sua esposa e seu trabalho. Ela grávida exigi sua retirada da corporação do BOPE, (Batalhão de Operações Especiais), pois teme pela vida do mesmo, e do outro lado sua retirada da corporação, sendo que esta vai exigir um pouco mais do capitão, pois terá uma difícil missão, a de encontrar um substituto que possa dar continuidade ao seu trabalho com a mesma, ou melhor, dedicação o que não será uma tarefa das mais fáceis.

O filme expõe a corrupção na polícia carioca de forma crítica e violenta, infelizmente não se trata de um fato isolado do Rio de Janeiro, mas também mostra a conivência da população que ora reclamam da violência, seja dos traficantes como dos policiais, ora promovem a violência, consumindo drogas e favorecendo assim o tráfico.

Tropa de Elite, só o nome já assusta, pois se trata de grandes forças numa luta de matar ou morrer de salve-se quem puder, é uma realidade dura e cruel, são policiais linha dura e honesta que passam por um treinamento rigoroso de sobrevivência, mostra claramente a importância do trabalho em grupo aonde um deslize pode colocar tudo a perder,

Ao refletir sobre o processo grupal, na sua concreticidade, teremos uma visão mais clara de como as relações grupais e de poder estão organizadas, o que poderá contribuir para o resgate dos objetivos e finalidades da atividade grupal. [...]. MARTINS, S. T. F (2003, p.216 apud MARTÍN-BARÓ, 1997: 100).

Juntos o comando do BOPE, formam um grupo funcional, pois são colegas de trabalho e também uma equipe operacional atuantes no combate ao crime organizado, a relação entre eles e de subordinação não importa qual seja a ordem, ela tem que ser cumprida, como mostra a cena em que durante o treinamento de recrutamento exaustos no limite de suas forças recebem a ordem de comer a comida ali no chão jogada aos porcos, existe uma hierarquia dentro dessa equipe, cada membro desse comando tem suas particularidades, suas famílias

A classe média aparece como uma classe revoltada com a violência, porém os mesmos são grandes patrocinadores do trafico, como os personagens Maria e Andre responsáveis pela ONG da comunidade, eles e sua turma usam e traficam drogas dentro e fora dos domicílios da faculdade, são universitários que ao longo do filme tem dois de seus colegas cruelmente assassinados, Andre e sua namorada, o que os levam a uma passeata pelas ruas carioca pedindo “Paz”, deixando Matias, aspirante do BOPE e colega de faculdade, revoltado com aquela situação de contradição dos colegas acadêmicos.

Os traficantes aparecem sempre bem armados prontos para a guerra, tem em mãos um grande império formado em favelas apoiados por boa parte dos habitantes, o governo faz um pouco o dever de casa, porém deixa muito a desejar, a grande verdade é que se trata de uma guerra de poder e a violência conta muitos pontos à frente da justiça, esta guerra faz parte da nossa realidade atual principalmente nos grandes centros urbanos, trata-se de uma guerra interna, uma queda de braço entre justiça e violência lembrando que neste caso justiça muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com