TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

Projeto de pesquisa: PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

SERVIÇO SOCIAL

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UNIDERP

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

ANÁPOLIS/GO

2013

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

ANÁPOLIS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. O QUE É CULTURA 5

2.QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA. 6

3.CONFLITOS SOCIAIS PRESENTES NO TROPA DE ELITE E QUAL A IMPORTANCIA DO SERVIÇO SOCIAL PARA RESOLUÇÃO DESSES CONFLITOS. 8

4.FUNCIONAMENTO DO BOPE E AS ANALISES: 10

5.QUAIS OUTRAS AÇÕES PODERIAM SER PROPOSTAS PARA A RESOLUÇÃO DESTES CONFLITOS? 12

6.ANALISE GERAL 12

7.BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

Fruto de uma reflexão literária do livro Tropa de Elite (2005) foi um dos melhores filmes lançados na cultura brasileira. A violência retratada é uma temática presente na maioria dos filmes produzidos dentro ou fora da indústria cultural cinematográfica no Brasil, violência que está tanto no imaginário, como no cotidiano, principalmente nas grandes cidades.

Como forma de analisar mais profundamente o tema da violência, tráfico de drogas, corrupção e sua atual relação com situação do Brasil e o mundo do crime, nos encontramos diante do filme Tropa de Elite(2007, Dir. José Padilha).

A violência urbana, o uso de drogas, a prática de tortura por parte de policiais é mostrada de forma crítica e violenta, mas também mostra a hipocrisia da sociedade de classe média representada por estudantes universitários que critica a violência policial e ao mesmo tempo fomenta a violência consumindo drogas e alimentando o tráfico.

O cenário brasileiro nunca foi direcionado para um tema tão verdadeiro que é a violência, outros fatores eram colocados em pauta sobre as questões sociais, como por exemplo, a política e a revolução, nos anos de 1960. Somente a partir do século XXl que violência aparece como eixo central das narrativas fílmicas.

O Filme vem nos mostrar de forma “drástica” e realista o que realmente acontece no mundo do crime e da corrupção, e também o comportamento e treinamento do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais). Por trás das frenéticas cenas de ação que tiram o fôlego, Tropa de Elite, no filme existem diversos aspectos a serem elucidados, muito mais do que se pode imaginar a partir de uma fruição mais descompromissada.

O filme é estruturado com, pelo menos, cinco núcleos narrativos: o do Capitão Nascimento, a dupla de policiais honestos (Matias e Neto), o dos policiais corruptos, o dos universitários, o dos moradores da favela e o dos traficantes.

Nesta análise também do filme, objetiva-se tambémobservar os confrontos que acontecem em diversas situações (culturais, pessoais, sociais). Os valores morais sendo violados por aqueles que numa mesma sociedade dizem buscar solução para os problemas sociais. O filme nos traz uma visão do mundo subjetivo, não traz problemas de verdades ou mentiras, ele busca atingir as particularidades da vida social. Boa Leitura.

1. O QUE É CULTURA

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

Cada país tem a sua própria cultura, que é influenciada por vários fatores. A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam juntas, a cultura do Brasil. A culturabrasileira é marcada pela boa disposição e alegria, e isso se reflete também na música, no caso do samba, que também faz parte da cultura brasileira.

A cultura não é maior nem menor, não nos faz nem mais nem menos, melhores ou piores a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes. Todos os ser humanos estão submetidos á ela desde quando nasce e aprende a comer, falar, andar, pois esse contato leva a socialização.

Cultura também é um sinônimo de sofisticação, de sabedoria, inteligência, de educação, portanto cultura acontece na interação entre os seres humanos e com o meio, é algo que não se acaba, é algo que se constrói coletivamente e que está em constante transformação.

A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, da mesma forma que a cultura de que a polícia também se corrompe, e ainda há a segregação racial que vê o negro pobre como um potencial criminoso.

2. QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Para saber de se trata uma manifestação cultural, vamos entendê-la melhor. As manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com