TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGISTA NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: PSICOLOGISTA NA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE PITÁGORAS DE JUNDIAÍ

PSICOLOGIA

EM BUSCA DE SENTIDO:

UM PSICÓLOGO NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Nome do aluno / RA

Jundiaí

2013

Nome do aluno

EM BUSCA DE SENTIDO:

UM PSICÓLOGO NO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Trabalho apresentado ao curso Psicologia da Faculdade Pitágoras de Jundiaí, como parte de critério para obtenção de nota.

Orientador: Prof. Nome do professor

Jundiaí

2013

RESUMO

A finalidade desse trabalho foi buscar uma análise do texto apresentado e dissertar sobre o mesmo. Este trabalho apresenta uma dissertação a respeito do texto e mostra dois conceitos da teoria de logoterapia. A logoterapia é uma teoria criada por Viktor Frankl. A teoria da logoterapia tem por base a busca da vontade do sentido, o sentido da vida do indivíduo é a principal razão de sua motivação, podemos dizer de forma simples que a logoterapia é a terapia centrada no sentido.

Palavras-chave logoterapia; psicologia; análise existencial.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................

05

2. LOGOTERAPIA .............................................................................................

06

2.1 Logoterapia e seus conceitos

......................................................................

06

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................

11

REFERÊNCIAS ..................................................................................................

12

1 INTRODUÇÃO

A logoterapia é uma teoria-prática criada por Viktor Frankl, um médico psiquiatra austríaco. Segundo Frankl a logoterapia se concentra mais no futuro, use já, nos sentidos a serem realizados pelo paciente em seu futuro. A logoterapia é de fato, uma psicoterapia centrada no sentido. Ao mesmo tempo a logoterapia tira do foco de atenção todas aquelas formações tipo circulo vicioso e mecanismos retroalimentadores.

Frankl considerava o ser humano em sua totalidade, como um ser tridimensional (psíquica-bio-espiritual), ou seja, considerando o espiritual do paciente. Ainda segundo Frankl, o ser humano possui um desejo e uma vontade de sentido. Ele observou em seus pacientes as frustações e percebeu que também sofriam, pelo o que ele chamou, de vazio existencial.

Este trabalho buscou estudar a logoterapia e em seu desenvolvimento apresenta dois conceitos desta teoria.

2 LOGOTERAPIA

2.1 Logoterapia e seus conceitos

A logoterapia criada por Viktor Frankl, hoje é considerada por alguns autores, a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, é uma teoria-prática que se concentra no sentido da

existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido. Para a logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano.

A busca do individuo por um sentido é a motivação primária em sua vida, e não uma racionalização secundária de impulsos instintivos. Esse sentido é exclusivo e especifico, uma vez que precisa e pode ser cumprido somente por aquela determinada pessoa. Somente então esse sentido assume uma importância que satisfará sua própria vontade de sentido.

Frankl diz que naturalmente pode haver caso em que a preocupação de um indivíduo com valores é, na realidade, uma camuflagem de conflitos interiores ocultos; mas estes casos são exceções à regra, e não a regra em si.

Podemos citar como conceitos básicos da logoterapia a frustração existencial e as neuroses noogênicas.

O primeiro conceito segundo a logoterapia traz que a vontade de sentido também pode ser frustrada, neste caso a logoterapia fala de frustração existencial.

Quando um indivíduo não encontra sentido para sua vida porque não conseguiu ser autor das próprias decisões, este indivíduo passa a viver segundo o sentido de outras pessoas ou mesmo permitindo que outras pessoas definam o sentido de sua vida.

A frustração existencial também pode resultar em neuroses. Para esse tipo de neuroses a terapia cunhou o termo ‘neuroses noogênicas’, a contrastar com as neuroses na

significação habitual da palavra, isto é, as neuroses psicogênicas.

Temos aqui o segundo conceito da logoterapia, as neuroses noogênicas. Neuroses noogênicas não surgem de conflitos entre impulsos e instintos, mas de problemas existenciais. Entre esses problemas, a frustração da vontade de sentido desempenha papel central.

De acordo com Frankl as neuroses noogênicas são de fundo espiritual e se baseiam em conflitos da sua existência.

A logoterapia considera sua tarefa ajudar o paciente a encontrar sentido em sua vida. Na medida em que a logoterapia o conscientize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com