TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOOLOGIA E A EDUCAÇÃO

Por:   •  10/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia da Educação

Segundo momento entrevista com professor Jonas.

Qual o melhor ou melhores métodos de ensino na sua concepção?

Resp. Os melhores métodos irão depender muito da disciplina que se está ministrando porque tem disciplina que o cálculo é mais importante para a demonstração e outras o debate é mais significativo para a aprendizagem, dependendo da disciplina a variedade de métodos irá permitir lançar a classe modos diferentes impedindo que se caia na monotonia a aprendizagem, os mais usados são o expositivo, a dialética, aula dialogada em que o aluno participa ativamente pois o objetivo de hoje é que o aluno produza e tenha autonomia intelectual, então os mais utilizados seriam esses, expositivo e a aula dialogada com o aluno.

Análise: Segundo o professor a escolha do método está diretamente relacionada com a disciplina que será trabalhada, entretanto ele se baseia nos métodos mais conhecidos que são o expositivo e a dialética, ou seja, sua concepção está diretamente relacionada com as teorias de ensino.

Quando você percebe que não está havendo aprendizagem o que você faz?

Resp. Tento verificar a questão do próprio método e a questão da base conceitual dos conteúdos porque muitas vezes o principal fator do aluno não aprender não é nem tanto o método, mas sim a base conceitual que o aluno não tem o suporte necessário para compreender determinados conteúdos então tenho que retornar para a base conceitual depois que assimilar os conceitos volta-se para os conteúdos a serem estudados assim ele poderá fazer novas relações com os assuntos que serão estudados _Como isso acontece na prática? _. Em física por exemplo tenho que dá velocidade média, movimento retiniu uniforme, e os alunos não conseguem resolver, não porque não entendem o princípio da questão, mas porque não tem conhecimento básico de matemática, como notação cientifica, multiplicação e divisão de números decimais, então tenho que voltar para esses fatores, esses conteúdos, aplica-los novamente e mostrar sua aplicação dentro da área da física e assim voltar a física. Na biologia por exemplo, vou dá genética e falar sobre genoma, fenótipo, interação cromossômica, o aluno que não souber mitose e meiose lá do primeiro ano não vai conseguir entender os princípios genéticos e a divisão celular da primeira lei de Mendel que é a segregação independente dos fatores. Então muitas vezes a principal dificuldade encontrado é a fundamentação básica teórica para determinados tipos de conteúdo, então eles vão avançando de serie, mas não avançam na complexidade dos conteúdos, então tenho que retornar.

Análise: Pela fala do professor pode-se perceber a grande importância que a observação possui para a aprendizagem dos alunos. Isso porque é através dessa análise que o professor será capaz de saber o que está causando a dificuldade de aprendizagem da turma, desta forma ele se coloca como sendo um dos fatores que merece atenção ao dizer que o próprio método deve ser revisto, portanto o modo como o professor aplica os conteúdos devem ser revistos quando a turma se mostra inerte com respeito a determinados assuntos estudados. Além disso, o professor também aponta uma grande problemática enfrentada por muitos professores que é a falta de base dos alunos, assim eles passam de serie, mas não possuem autonomia intelectual para a compreensão de conteúdos que necessitam de uma carga de aprendizagem anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com