TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra para vigilantes

Por:   •  1/6/2016  •  Seminário  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

PALESTRA DE APRIMORAMENTO PARA SERVIDOR PÚBLICO

ÉTICA NO TRABALHO DE VIGILANTE

Bel. HELY LOURENÇO DE FARIAS

PILÕES-PB

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1- PERFIL FORMAL, ÉTICO E OS REQUISITOS DO VIGILANTE.

1.1- DEFINIÇÕES.

1.2- FORMAS DE TRATAMENTO.

1.3- HIGIENE PESSOAL.

1.4- VALORIZAÇÃO DO EMPREGO E DA VIDA.

2- POSTURA DO VIGILANTE.

2.1- APLICAÇÃO.

2.2- ISENÇÃO.

2.3- POSTURA E COMPOSTURA.

3- HOSPITALIDADE.

3.1- DEFINIÇÕES.

CONCLUSÃO

BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

A finalidade primordial desta apostila Técnico-Profissional consiste em consubstanciar em informações sintetizadas, as regras legais, posturas comportamentais e procedimentos doutrinários que conduzem à prática eficiente, eficaz e efetiva das atividades do Vigilante no teatro de Operações Segurança Pública e Privada.

1- O PERFIL FORMAL, ÉTICO E OS REQUISITOS DO VIGILANTE.

1.1- DEFINIÇÕES.

A palavra ética é de origem Grega “ETHOS”, e significa modo de ser, caráter, comportamento. Baseado no significado da palavra “ética”, com ênfase na moral, conceituamos assim: Ética é o conjunto de valores ou princípios que norteiam a vida cultural de um povo. Acrescentando ao conceito acima a variável “Vigilante”, Ética no Trabalho do Vigilante é o conjunto de valores e princípios estabelecidos nos manuais de Doutrinamentos que norteiam a conduta na vida dos Vigilantes.

1.2- FORMAS DE TRATAMENTO.

As várias formas existentes de tratamento estão relacionadas ao comportamento de receptividade que deve estar presente na postura do Vigilante, quando este vai abordar alguém ou quando ele próprio é abordado. Termos do tipo: Excelentíssimo, Excelência, Vsª. Santidade, Sacerdote, Pastor, Padre, Doutor, Doutora, Senhor, Senhora; devem estar presentes no Vocabulário de todo aquele que recepciona, como também dos Vigilantes.

1.3- HIGIENE PESSOAL.

O Vigilante por exercer uma função de confiança e por atuar sempre na área de contato direto com as pessoas, se faz necessário que sempre se apresente dentro de uma linha de etiqueta aceitável, ou seja, uniforme limpo e bem passado, sapatos limpos ou engraxados e a fivela do sinto limpa ou polida. O Vigilante também deve cuidar da sua higiene bocal e física, através de banhos e o uso de cosméticos e corte do cabelo, que possa proporcionar aos colegas de trabalho e Usuários, uma sensação de companhia agradável, isso unido a uma postura ereta, elegante e gentil, seria o ideal para todos alcançarem.

2- POSTURA DO VIGILANTE.

A atividade de vigilância é o exercido visando preservar o interesse geral da segurança particular de bens ou áreas privadas e públicas, bem como a segurança pessoal de indivíduos sob a ameaça resguardando o bem comum em sua maior amplitude.

A vigilância é uma atividade preventiva exclusivamente de porte privado por contratação ou Público quando por Concurso, e como o próprio nome indica, é visível, marcado por uniformes, símbolos, veículos caracterizados que propiciem a maior visibilidade possível e a demonstração de segurança.

2.1- APLICAÇÃO.

O Vigilante por ser uma atividade facilmente identificada pelo uniforme, exige atenção e atuação ativas de seus executores, de forma a proporcionar o desestímulo ao cometimento de atos anti-sociais, pela atuação preventiva e repressiva. A omissão, o desinteresse e a apatia são fatores gerados de descrédito e desconfiança por parte da comunidade ou dos funcionários e revelam falta de preparo individual e de espírito de corpo.

2.2- ISENÇÃO.

No exercício profissional, o vigilante, através de preparo Psicológico, deve procurar atuar sem demonstrar emoções ou concepções pessoais. Não deverá haver preconceito quanto à profissão, nível social, raça, condição econômica ou posição política das partes envolvidas. Ao vigilante cabe observar atentamente o que diz a Constituição Federal de 1988, no Art.5º e seus incisos, que trata dos direitos e deveres individuais e coletivos do cidadão, lembrando que “todos são iguais perante a Lei”. Para tanto, resta ao vigilante agir com imparcialidade e impessoalidade.

2.3- POSTURA E COMPOSTURA.

Compreende o estabelecimento de contatos com os integrantes do setor, proporcionando a familiarização com seus hábitos, costumes e rotinas de forma a criar uma empatia entre o Vigilante e os integrantes do setor, para que juntos possam trabalhar por uma melhor segurança.

A atitude, compondo a apresentação pessoal, bem como a correção de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com