TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pdta - pinóquio as avessas

Por:   •  26/10/2015  •  Resenha  •  6.338 Palavras (26 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 26

1. PINÓQUIO AS AVESSAS

1.1 Resumo do livro

“Pinóquio às avessas” trata-se de uma paródia, feita por Rubem Alves, do livro do conto de fadas Pinóquio.

O livro narra à estória de Felipe um menino curioso, que um dia escutou a estória de Pinóquio, mencionada pelo seu pai. Em seguida seu pai lhe esclareceu que para se tornar gente e não ser burro, assim como Pinóquio, era indispensável que todos fossem à escola. Tudo que ele questionava para os adultos e os mesmos não possuíam respostas lhe falavam: "na escola você aprenderá". E assim Felipe ficava alegre em saber que havia um lugar onde todas suas dúvidas seriam sanadas e não via o momento de ir à escola.

Felipe foi questionado pelo seu pai o que queria ser quando crescesse, e ele como um adorador de pássaros disse: “Eu quero ser um cuidador de pássaros”, mas seu pai pouco entusiasmado disse que não se faz vestibular para ser cuidador de pássaros, e que não é uma atividade produtiva. Mais tarde, ele descobre que, os adultos são aquilo o que fazem, e só o fazem para ganhar dinheiro.

Quando chegou o grande momento de ir à escola Felipe percebeu que suas dúvidas não seriam explicadas, pois o que queria saber não correspondia ao que se encontrava no plano e cronograma de aprendizagem, assim dito pela professora. 

Em uma determinada ao questionar a professora o porquê ele deveria aprender os ‘dígrafos’ a professora apenas disse que cairia no vestibular. Felipe, então, compreende que toda informação adquirida na escola só lhe seria útil para passar no vestibular.  

Como o garoto pensava apenas nas coisas que ele gostava e não no que a professora estava falando, segundo a professora ele começou a apresentar distúrbio de atenção nas aulas, pois não tinha interesse por aquilo que só iria aprender porque cairia no vestibular, ele não possuía curiosidade naquilo.  Assim, ele foi encaminhado para o psicólogo, seus pais ficaram tristes e disseram: se você continuar distraído pensando em passarinhos vai ficar burro”. Foi quando Felipe passou a prestar atenção nas aulas, deixando assim sua curiosidade de lado, se tornou um ótimo aluno de acordo com a abordagem tradicionalista, e conseguiu passar no vestibular, se tornando um profissional de sucesso.

O autor faz críticas ao ensino tradicional, e mostra um pouco do método da humanista e comportamental, ele buscou explicar porque as atividades escolares devem considerar, também, a competência do aluno desenvolver-se por si mesmo.

Ele apoia uma educação que não seja tão rigorosa, menos “engaiolada”, ou seja, que comece dentro de casa, com os responsáveis que não gerem esperanças na criança de que a escola “sabe tudo”, pois o conhecimento está em tudo que vivemos e fazemos.

A intertextualidade que “Pinóquio às avessas” tem com o original “Pinóquio” de Carlo Collodi (1883) tem como foco o fato do personagem principal ser de madeira, obteve sentimentos e ampliou seus conhecimentos através da escola, mas tornando-se um burro após faltar da mesma, assim que percebeu seu erro e voltando a escola, tornou-se “gente”.  Já em “Pinóquio às avessas”, a ideia que se passa é que as pessoas nascem “gente”, e viram “bonecos” devido ao sistema escolar.

1.2 Comparações com Abordagens

1.2.1 Abordagem Tradicional

A abordagem tradicional é um processo educacional no qual o foco do ensino é o professor, o aluno seria um adulto em miniatura, que já nasce pronto, e o conhecimento seria armazenado neste cidadão. Ela é sempre mantida pela intervenção do professor, o qual nessa abordagem apenas ensina, e transmite conhecimento, se mantendo sempre distante do seu devido aluno. Esse aluno é inserido em um mundo onde ele vai descobrir através das informações que lhe foram passadas, as informações nas quais os professores e a diretriz escolar consideram necessárias. Ela possui uma visão totalmente individualista, onde não existem distinções nos alunos, todos tem que ser iguais, todos devem aprender da mesma forma.

O aluno precisa aprender o que lhe é passado através do cronograma que a própria escola define, as provas são muito necessárias, pois através dessa avaliação, eles podem passar de ano, e adquirir o seu diploma, que seria um mero processo de hierarquização social. Essa abordagem produz um tipo de ensino no qual não se preocupa com a ação reflexiva do aluno, mas no processamento de conceitos e informações, os alunos geralmente não podem se manifestar, pois os que realmente sabem são os que ensinam, no caso, o professor. Não é uma educação consciente de que os alunos podem aprender através de suas próprias experiências, mas sempre vão aprender a partir daquilo que lhes foi passado.

Encontramos alguns trechos do livro: Pinóquio As Avessas, que nos mostra perfeitamente como seria uma escola que adota a abordagem tradicional de ensino.

O pai do personagem Felipe o influencia a aderir os conceitos da Abordagem Tradicional, explicando como funciona o método da escola:

“É assim, você entra para a escola no primeiro ano, lá vão lhe ensinar muitas coisas, se você aprender e tirar boas notas passará para o segundo ano, no segundo ano vão lhe ensinar muitas outras coisas se você aprender e tirar boas notas passara para o terceiro ano, e assim, você vai aprendendo coisas, tirando boas notas e passando de ano até chegar o momento mais importante: o momento em que você deverá escolher o que vai ser quando adulto, é hora de entrar na universidade muitos querem entrar nas universidades, mas elas não têm lugar para todos, ai não basta tirar boas notas, você precisará tirar as melhores notas para entrar na universidade, se você não tirar as melhores notas, não entra (...)” (Pinóquio as avessas).

Logo mais, chega a hora do personagem se inserir no mundo estudantil, em uma escola meramente tradicional:

“Na escola havia muitas crianças brincando no pátio, Felipe brincou com elas e gostou, mas de repente soou uma campainha, as crianças pararam de brincar, os professores e professoras as separam em pequenos grupos e as organizaram em filas, havia a fila dos pequenos na qual ele foi colocado, a fila dos um pouco maiores, a fila dos maiores ainda e a fila dos grandes. Ai os professores conduziram as filas para dentro da escola, Felipe nunca havia visto uma casa como aquela, era um longo corredor, com salas dos dois lados, cada fila entrou numa sala, e as portas se fecharam, esse dia foi uma festa, os professores vieram, cada um em uma hora diferente (...)”(Pinóquio as avessas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com