TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Pinóquio As Avessas

Ensaios: Artigo Pinóquio As Avessas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

PINÓQUIO AS AVESSAS

INTRODUÇÃO

O livro nos leva a refazer a trajetória de Pinóquio, personagem famoso dos contos infantis , que concebido como um boneco de pau, precisa ir a escola, aprender a obedecer regras para ganhar o status de “menino de verdade”. Apesar do livro ser voltado para o público infantil, incluindo ilustrações de Mauricio de Souza- Pinóquio às avessas oferece uma abordagem interessante também aos adultos, trazendo à tona um tema relevante para pais, professores e estudiosos interessados em analisar as diferentes metodologias da educação e as problemáticas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem das crianças. Nesta versão o autor nos possibilita confrontar o drama que existe na controversa relação entre as escolas e seus métodos muitas vezes equivocados que tolhem os espaços de escolha, criatividade e pensamento das crianças. O próprio "saber escolar", apresentado como único possível, segue caminhos que geralmente nada têm a ver com os questionamentos e as experiências dos alunos. O livro nos conta a história de Felipe, um menino que adorava pássaros e que sonhava com uma escola que ensinasse a voar, com professores que acolhessem seus interesses e anseios. Porém o menino vai descobrindo que na escola há regras pré estabelecidas com momentos certos para tudo, inclusive para” pensar as coisas “e que o professor é quem tem o poder de decidir o que e quando pensar. Assim percebemos que a Escola geralmente se encontra estruturada de forma a conduzir à desvalorização do “saber pensar” e assim impor a aquisição de conhecimentos acabados.

OBJETIVO

Quantos meninos e meninas, com sabedoria e criatividade, chegam nas escolas e são transformados em "bonecos de madeira” ? Qual razão é apresentada para que seus conhecimentos prévios sejam geralmente desprezados por instituições escolares que geralmente se mostram incapazes de aceitar uma forma de pensar que não seja a repetição mecânica ou reprodução das formas de organização escolar já estabelecidas nessa sociedade ? Porque a demora em aceitar os sinais mais que evidentes que mostram a urgência na aplicação de uma nova forma do fazer/pensar no processo educativo?

Este trabalho tem por objetivo articular , à partir da história “Pinoquio as Avessas” nossos conhecimentos recém adquiridos sobre Abordagens Teóricas da Aprendizagem- : Tradicional, Comportamental e Humanista.

DESENVOLVIMENTO

Segundo Skinner é possível modelar o indivíduo condicionando seus comportamentos. Para tanto é necessário utilizar estimulos e reforços adequados. Todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação. Pensando assim justifica-se a idéia criticada no texto sobre o sistema utilizado por professores que tomam para si o poder absoluto sobre conteúdos e resultados que pretendem alcançar com seus alunos, estabelecendo assim o sistema de ofertas de estímulos e recompensas adequados aos avanços alcançados por eles em busca de um resultado pré estabelecido pelo docente.

Percebemos a abordagem comportamentalista também nas questões abordadas pelos pais de Felipe;

“ O pai explicou:

_ É assim: você entra para escola primeiro.Lá vão lhe ensinar muitas coisas.Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o segundo ano. "

“Muitos querem entrar nas Universidades. Mas elas não têm ligar para todos.Você terá de tirar as melhores notas".

O que podemos perceber através do diálogo entre Felipe e o pai é que a visão dos pais e da sociedade traz muito da metodologia comportamentalista criada por Skinner O comportamentalismo está presente em nossas casas e escolas, sendo utilizados por pais e mães, educadores sem mesmo terem um conhecimento formal e aprofundado. No caso de Felipe o pai utiliza a necessidade de tirar notas como estímulo para aprendizagem e a recompensa vem como a oportunidade de fazer uma universidade e assim torner-se "alguem", ou seja, uma pessoa que possua um vasto saber enciclopédico e que corresponda as demandas de trabalho, se ajustando bem aos ambientes. Não percebemos na história de Rubem Alves qualquer preocupação , por parte dos pais ou da escola enquanto formadores em oferecer escolhas, oportunidades para que aquela criança possa expor seus desejos e aspirações. A escola apresentada pelo livro é rígida nos procedimentos de ensino, as avaliações são padronizadas e o material didático estranho ao universo pessoal do aluno. Percebemos este fato quando Felipe pergunta a professora sobre a importancia de se saber o que são" dígrafos". E, também quando ela responde a ele com a seguinte informação:

"A escola não é para aprender aquilo que quer disse a professora- a escola é para aprender aquilo que voçê deve aprender".

...

Baixar como  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »