TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Escolar: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 3

Professor e a ética na conduta profissional

A profissão de professor nos dias de hoje é um fator que assume grande importância no modo de ser e de existir do ser humano e neste sentido, os modos de ser, de agir e de pensar do indivíduo têm íntima relação com o seu exercício profissional, não sendo possível, portanto, separar a sua linda profissão da sua vida pessoal e social, mesmo quando omitimos opiniões contrárias ou de aceitação da estreita relação existente entre essas áreas da vida.

De qualquer forma, separar tais áreas representa uma tentativa de negação do ser humano que somente se realiza se atinge suas metas no desenvolvimento das ações advindas da atividade produtiva.

A profissão professor, entendida por Paviani (1988, p.107) ”[...] como o ato de professorar, de exercer publicamente uma função ou modo de ser habitual”, torna transparente a condição social do indivíduo, uma vez que ser profissional implica um compromisso social, estabelecer vínculos tanto no aspecto jurídico como no aspecto existencial do ser humano.

Neste contexto, questões referentes à prática profissional são de extrema importância e uma delas é a questão ética profissional, partindo de pressupostos éticos básicos como as virtudes práticas pertencentes ao comportamento do homem, estabelecendo uma moral universal, validada como bem comum, a qual todos os homens devem seguir.

A ética profissional, de cada carreira ou profissão está organizada em manuais orientadores, em forma de regulamentos com os códigos específicos de cada área de aplicação, entretanto, o comportamento ético do professor nem sempre é objeto de estudo, devido provavelmente à ausência de manuais orientadores, com o código ético que regulamente as atividades do professor.

Todavia, não é a ausência de um código ético que impede a reflexão sobre o comportamento ético do professor, pois o professor, enquanto aquele que professa, enquanto profissional da educação, não apenas acrescenta a dimensão ética em suas ações cotidianas como também realiza, por excelência, uma atividade essencialmente ética.

O professor, enquanto professor e profissional enfrenta a questão ética no que concerne ao ato humano de ensinar e orientar o educando e também no que se refere às normas específicas do exercício da profissão.

Vivemos hoje uma situação caótica, de desordem, vivemos uma crise ética, ou melhor, a ética está em crise? Os paradigmas que norteiam a sociedade capitalista transformam valores consagrados que paulatinamente foram superados por interesses de mercado que contradizem os direitos fundamentais do ser humano e do bem comum.

Assim, em se tratando do professor, podemos estabelecer dois níveis de postura ética: enquanto professor, cuja função é conduzir, influenciar, e decidir sobre a conduta do outro e enquanto profissional que tem por tarefa ensinar, treinar e habilitar outros a exercerem determinadas profissões.

Entretanto, de um modo ou de outro, seja na dimensão política, ou pedagógica, por ser ação e processo antes de resultado, a prática docente inevitavelmente está implicada em uma dimensão ética.

No campo científico, o professor, ao buscar os fundamentos de sua prática profissional nas metodologias, enfrenta o problema das relações entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com