TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia 3ª Série Projeto Multidisciplinar I

Monografias: Pedagogia 3ª Série Projeto Multidisciplinar I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 6

A importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia

Partindo do geral percebemos que a importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas práticas se façam de um modo mais ético, mais eficaz e eficiente, cumprindo assim a função de socialização.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Assim a psicologia da aprendizagem, aplica à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxilio de adultos ou de companheiros mais...

Qual a importância da Psicologia da aprendizagem para a pedagogia?

A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança.

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece. Nas inúmeras interações em que se envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e experiências que vive. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido, desta forma, como um diálogo interiorizado.

Objetos e conceitos existem, inicialmente, sob a forma de eventos externos ao indivíduo. Para se apropriar desses objetos e conceitos é preciso que a criança identifique as características, propriedades e finalidades dos mesmos. As pessoas, em especial as crianças, aprendem através das ações partilhadas mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem. A psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, e entre os alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

O papel do professor nesse processo é fundamental.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA O PEDAGOGO

A psicologia é a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento, e tem grande relevância para o ser humano, mas afinal, qual a importância da psicologia para o pedagogo? Como os conhecimentos de psicologia o tem auxiliado no exercício de sua profissão? Como é trabalhar em parceria com um psicólogo?

1 JUSTIFICATIVA

Perguntas como essas serão respondidas de acordo com uma pesquisa realizada pelos acadêmicos de Pedagogia citados anteriormente, no entanto os profissionais entrevistados não terão suas identidades reveladas e suas respostas serão empregadas nas citações conforme foram pronunciadas provando a veridicidade da pesquisa.

2 OBJETIVO GERAL

Expor através da pesquisa realizada a verdadeira importância dos conhecimentos de psicologia para o pedagogo, o auxilio real fornecido no exercício da profissão no dia-a-dia e como é a experiência com um profissional dessa área.

3 OBJETIVO ESPECÍFICO

Mostrar para o acadêmico de pedagogia, o quanto é relevante os conhecimentos de psicologia, como uma preparação para melhor lidar e compreender as pessoas, não só crianças, mas também adolescentes, todos os indivíduos com qual possa vir a relacionar-se, deve ficar claro que é indispensável a aprendizagem da psicologia, pois ela facilitará ainda que seja bem pouco perceptível a compreensão da mente, o convívio com as pessoas a sua volta e principalmente alterará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com