TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar I Pedagogia

Artigos Científicos: Projeto Multidisciplinar I Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

Etapas da elaboração de um projeto pedagógico: 4

O papel do professor frente aos projetos: 5

Currículo da Educação Básica 5

Projetos escolares Transdisciplinares bem Sucedidos 6

PROJETO 7

Referências bibliográficas 10

1

INTRODUÇÃO

A escola nova foi o movimento que na década de 30no Brasil foi uma reação à educação tradicional sendo sua base o silencio e o imobilismo onde o estudo de conteúdos entre a vida e escola eram descontextualizados e descompassado e passou a servir como base para propostas de ensino integrado, entre elas a Pedagogia de Projetos.

Muitos foram os responsáveis que abriram os caminhos para as propostas do ensino integrado.

Alguns deles:

- Pestalozzi e Froebel – sec. XVIII – apontam a necessidade de uma educação voltada para os interesses e necessidades infantis.

- Dewey – dec. 20 – foca na preocupação de tornar o espaço escolar vivo e aberto ao real.

- Freinet – dec. 30 – propôs a valorização do trabalho e da atividade em grupo para estimular a cooperação, a iniciativa e a participação.

- Paulo Freire – dec. 60 – introdução do debate politico e da realidade sociocultural no processo escolar com a educação libertadora e os chamados temas geradores.

Hoje temos o objetivo do desenvolvimento integral dos alunos em todo âmbito, para isso, é necessário que passemos a considerar as questões e problemas enfrentados por todos em nosso tempo. Todas as questões externas a escola tem que ser levadas em consideração.

O projeto educativo é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo reais e diversificadas, possibilitando assim, que os alunos ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social.

Com o projeto educativo há uma possibilidade de evitar que os alunos entrem em contato com os conteúdos e disciplinas a partir de conceitos abstratos e do modo teórico. Sendo assim, os conteúdos deixam de ter um fim em si mesmo e passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos e sua interação na realidade de forma critica e dinâmica.

Os projetos pedagógicos geram necessidades de aprendizagem de novos conteúdos que poderão ser aprofundados, sistematizados em módulos de aprendizagem que, por sua vez, irão repercutir sobre as situações e intervenções dos alunos em outras situações da vida escolar.

Etapas da elaboração de um projeto pedagógico:

- terminar com o grupo a temática a ser estudada e os princípios direcionados.

- planejar e organizar ações

- divisão os grupos

- definição dos assuntos a serem pesquisados

- procedimentos

- delimitação do tempo de duração.

- socializar periodicamente os resultados obtidos nas pesquisas (identificação de conhecimento construído)

- estabelecer com o grupo critérios de avaliação

- avaliar cada etapa do trabalho, realizando os ajustes necessários

- fazer o fechamento do projeto propondo uma produção final, como elaboração de um livro, apresentação de um vídeo, uma cena de teatro ou uma exposição que de visibilidade a todo processo vivenciado e possa servir de foco para outro projeto educativo.

Esta forma de organização de saberes que vai se construindo como uma rede, sensibiliza alunos e alunas para aquilo que lhes interessa ou preocupa, legitimando a função social da escola. Possibilita a validade do conhecimento aprendido, resultando em uma melhor decisão para a qualidade de vida na sociedade e reconhece o sujeito cidadão, capaz de se inserir no pensamento coletivo para o compartilhamento de espações e serviços comuns.

Incluir o aluno na analise e na decisão, de questões que lhe dizem respeito, contribui para o desenvolvimento consciente de sua cidadania. A escola, em particular, é o lugar para oportunizar este tipo de aprendizagem: o exercício da tomada de decisões, tanto individuais quanto coletivas. Ao refletir sobre suas próprias concepções, o aluno amplia seu repertorio de alternativas para uma determinada situação e provoca a desestabilização de seus critérios de inserção na coletividade.

O papel do professor frente aos projetos:

- é o pesquisador da realidade e conduz os alunos ao exercício da observação, percepção, analise e criatividade

- compreende sua responsabilidade social e investe na interação

- sabe como se constrói um conhecimento e planeja levando em conta o aluno real

- avalia permanentemente sua pratica e a modifica

- é comprometido com novos paradigmas que orientam o pensar pedagógico

- é um observador constante e atento, mediando as ações e interagindo com seus alunos.

É importante ressaltar que não há um método ou uma formula pronta para desenvolver projetos, mas sim uma concepção diferenciada do professor em relação ao ensinar e aprender. Esta será sempre uma relação de troca e de construções sociais interativas, nas quais todos são importantes parceiros e colaboradores.

Currículo da Educação Básica

O tema escolhido para este projeto é o Meio Ambiente. Com o título “Salve a Natureza” pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global.

Conforme a Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010, do Ministério da Educação, no Art. 16, determina que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com