TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Trabalho Universitário: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

IVIDADES:

1- Leia capítulo e reflita: por que a implantação de diferentes modelos de EAD no Brasil aconteceu independente de uma política educacional?

2- Continuando a reflexão, que razões explicam a intensificação de uma política educacional para a modalidade a distância apenas na primeira década do século XXI?

Ao contrário do que pensam a maioria das pessoas, a educação a distância já começava dar os primeiros passos no século XX. Segundo Chaney, o ensino por correspondência que é uma das modalidades do ensino a distância, começou na Alemanha, com os professores Charles Toussaint (francês) e Gustave (Alemão), que estabeleceram uma escola de línguas em Berlim.

Em 1840, temos notícias de um curso de taquigrafia por correspondência, ministrado por Isaac Pitmann.

Em 1873, Ana Ticknor, proporcionou para 10.000 mulheres um curso que criava oportunidades educacionais, também por correspondência.

Do século XX até a presente data, muito se tem avançado no tocante a EAD, tanto quanto as progressivas mudanças de tecnologias, quanto a forma de ensino. Em 1900, primeiro no estado de RJ e depois em SP, algumas instituições estrangeiras passaram a oferecer ensino por correspondência no campo da educação técnica/eletrônica, engenharia. Os materiais impressos eram enviados por ferrovia.

Em 1950, duas instituições brasileiras passaram a oferecer cursos profissionalizantes por correspondência: Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro, ambos em SP.

Em 1910, deram início de programas educativos com suporte dos meios eletrônicos. Edgar de Roquete Pinto e Venerando Graça utilizaram tanto o cinema quanto a radiodifusão como meios educativos. E razão disto, em 1923, a associação brasileira de educação, incentiva a aplicação sistemática do cinema e da radiodifusão na educação.

Apesar desta possibilidade, a verdade que no final do século XIX ao XX, a formação dos professores no ensino médio (magistério), como na educação superior (licenciaturas), não davam vazão a essas tecnologias e apenas os professores mais avançados, que buscavam novas tecnologias apropriavam-se deste conhecimento. Na década de 90, algumas instituições e universidades começaram a pesquisar sistemas mais interativos para internet e a videoconferência para a educação.

Muitas faculdades por todo o território nacional passaram a dar suas contribuições para a formação da EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, podemos citar: Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Pernambuco, Unicamp, Universidade Federal do Paraná, Univesp, Usp , etc.

Em 2003, é apresentada a primeira versão dos referenciais de qualidade da educação a distância, que orientava a organização da EAD nas instituições segundo uma série de critérios de qualidade em relação à caracterização da EAD e à avaliação da aprendizagem. O documento explicita os critérios de credenciamento das instituições (em especial dos polos de apoio presencial), os mecanismos para coibir abusos, a padronização de normas e procedimento entre os Conselhos Estaduais de Educação (CEE) e o Conselho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com