TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Do Afeto

Monografias: Pedagogia Do Afeto. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE CONCLUSÃO I

MAPA CONCEITUAL

Lendo o conteúdo do texto “Pedagogia do Afeto” destaca-se no mapa conceitual a cima palavras chaves para este tema. Sendo elas, afeto, família, professor, aluno, auto-estima, autoconfiança e construção do conhecimento.

O afeto é uma palavra que não poderia faltar neste mapa, já que ele é essencial para que aconteça a construção do conhecimento por parte do aluno. As trocas afetivas devem acontecer através de suas vivências, tanto no ambiente familiar, quanto no ambiente escolar.

A palavra aluno é o centro deste mapa conceitual, pois o aluno deve ser o centro do processo-ensino aprendizagem, este processo por sua vez só acontece com eficácia, quando o aluno vive em um ambiente que lhes ofereça condições necessárias, uma delas é o afeto que é o ponto de partida para o desenvolvimento do indivíduo.

A família e o professor aparecem neste mapa como fatores primordiais na formação integral do indivíduo e estão oferecendo ao aluno algo indispensável na atividade de ensinar que é o afeto. Estas trocas afetivas tornarão o aluno um indivíduo com auto-estima elevada e com autoconfiança.

Tendo a auto-estima elevada e sendo um indivíduo autoconfiante, com certeza o aluno conseguirá construir seu conhecimento científico e se tornará também um cidadão que buscará uma melhor qualidade de vida para si e para os outros.

ATIVIDADE DE CONCLUSÃO II

A IMPORTÂNCIA DO AFETO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

A afetividade é considerada como algo relevante no processo ensino aprendizagem por estar relacionado com o intelecto do indivíduo. Ela é o ponto de partida no processo do desenvolvimento da personalidade do ser humano. Ela constitui um domínio tão importante quanto à inteligência e quando integradas permitem à criança atingir de evolução cada vez mais elevada, portanto seu estudo é considerado como suporte necessário à atuação do professor.

A afetividade tem que ser presença contínua nas interações sociais, na escola um bom ajustamento afetivo se torna condição necessária ao pleno desenvolvimento do aluno, principalmente na relação professor aluno, pois o professor desempenha o papel de mediador do processo educativo, isso significa que a ação do professor precisa ser pautada não somente pelo conhecimento científico, mas também por muitas trocas de afeto. Portando as relações de mediações feitas pelo professor, durante as atividades pedagógicas, devem ser permeadas por sentimentos de acolhimento, simpatia, respeito e apreciação, além de compreensão, aceitação e valorização do outro; tais sentimentos não só marcam a relação do aluno como o objeto do conhecimento, como também afetam a sua auto-imagem, favorecendo a autonomia e fortalecendo a confiança em suas capacidades e decisões.

Fatores importantes nas relações afetivas são o ambiente e o comportamento. Entende-se por ambiente os lugares que freqüentamos e as pessoas com as quais nos relacionamos e convivemos. O meio ambiente cultural, familiar e educacional tem grande importância na formação, na visão de mundo e do autocontrole da criança, futuro adulto. Quanto ao comportamento, ele varia de acordo como o contexto em que a criança está inserida. No que diz respeito à formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com