TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Sistemico

Dissertações: Pensamento Sistemico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

PENSAMENTO SISTÊMICO

- objeto em CONTEXTO (não delimita o objeto fora do contexto)

- REDE

- PROCESSO (o mundo não é estático)

- COMPLEXIDADE

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

É o estudo científico do comportamento humano em organizações de trabalho.

Seu objeto de análise é a interação do indivíduo com o contexto laboral, especificamente os efeitos da ação organizacional sobre o indivíduo e do mesmo sobre a organização.

A Psicologia Organizacional enfatiza a interação das características do trabalhador, a natureza do trabalho, a estrutura organizacional e o ambiente externo.

Como qualquer especialidade da Psicologia aqui também interessa os comportamentos que distinguem o ser humano como um indivíduo, ou seja, com características singulares entre os membros de sua espécie.

A atenção que se dirige ao trabalhador e ao trabalho não pode ser desvinculada do contexto organizacional.

TRABALHO

O trabalho costuma ocupar um lugar central na vida do indivíduo.

“O trabalho é a maneira de ganhar dinheiro para satisfazer as necessidades básicas. É também uma maneira de obter status. De impor-se aos demais, de sobressair-se, de solucionar necessidades psicológicas como a de ser aceito, querido e apreciado. (Ardila, 1972, p. 11)

ORGANIZAÇÃO

O termo organização representa um sistema social orientado, em essência, para a consecução de objetivos específicos.

Nesse sentido, fábricas, escritórios de serviços, hospitais, escolas, organizações militares, igrejas, clubes de recreação, agências governamentais, associações de bairro, etc. são genericamente denominados organizações.

RAMOS DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Muchinsky (1990) divide a área da Psicologia Organizacional em seis ramos ou subespecialidades:

1. Psicologia de Pessoal: é o ramo mais tradicional da área. O psicólogo concentra-se nos aspectos das diferenças individuais, avaliando o desempenho e treinando o pessoal.

2. Comportamento organizacional: a organização determina e é determinada pelos indivíduos e pelos grupos. O psicólogo nesse ramo estuda a formação e o funcionamento dos grupos, os estilos de liderança, o comprometimento com os objetivos da organização, os padrões de comunicação, entre outros assuntos.

3. Ergonomia: busca compreender o desempenho humano no trabalho associado às relações estabelecidas pelos sistemas homem-máquina.

4. Aconselhamento de carreira e vocacional: esse ramo preocupa-se com a integração da pessoa com o trabalho, visando à satisfação do trabalhador. O aconselhamento é utilizado para ajudar a pessoa a escolher atividades compatíveis com suas habilidades e interesses.

5. Desenvolvimento organizacional: busca a eficiência da organização por meio do diagnóstico de seus problemas e o planejamento de mudanças.

6. Relações industriais: diz respeito aos problemas das relações entre empregados e empregadores.

FUNÇÕES E TAREFAS DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

FUNÇÃO TAREFA

Contribuir para a produção teórica sobre o comportamento humano no contexto organizacional O psicólogo concebe ou replica estudos; concebe novas tecnologias ou testa tecnologias estrangeiras; desenvolve pesquisas

Fazer, em equipe multiprofissional, diagnóstico e proposições sobre problemas organizacionais relativos a RH, no nível sistêmico Define problemas; elabora proposta de estudo/diagnóstico; equaciona medidas de implantação

Analisar as atividades intrínsecas ao trabalho desenvolvido na organização para subsidiar elaboração de instrumentos necessários à administração de RH e modernização administrativa Elabora e executa projeto de análise do trabalho

Promover treinamento e desenvolvimento de pessoal Diagnostica necessidades de treinamento; planeja, aplica e avalia programas de treinamento

Realizar avaliação de desempenho Elabora projeto; prepara a organização; acompanha a realização; analisa os dados; encaminha resultados.

Implementar a política de estágio da organização Seleciona, encaminha e acompanha estagiários

Desenvolver, em equipe multiprofissional, a política de saúde ocupacional da organização Contribui no diagnóstico, na elaboração de projetos, na implementação e avaliação das ações de saúde

Desenvolver, em equipe multiprofissional, ações de assistência psicossocial que facilitem a integração do trabalhador na organização Intervém em problemáticas de integração; elabora e implanta programas recreativos, sociais e culturais; viabiliza o acesso do trabalhador e dependentes aos benefícios.

Efetuar movimentação interna de pessoal Analisa os motivos e as opções de permuta; formaliza a movimentação; acompanha o processo de adaptação

Promover, com pessoal externo, as vagas existentes na organização Constrói a análise profissiográfica; recruta e seleciona pessoal

Implantar e/ou atualizar plano de cargos e salários Faz análise de cargo e pesquisa salarial; elabora instrumentos de integração do plano de cargos e salários

O CONTEXTO E O PAPEL DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL

Existem várias formas de encarar as organizações. Podem ser vistas, por exemplo, como máquinas, organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos, prisões psicológicas, fluxos e transformações, ou instrumentos de dominação. Apresentam-se como realidades multifacetadas, ambíguas e complexas.

A Psicologia Organizacional propõe-se tarefas que vão além da visão tradicional de ajustamento do indivíduo ao trabalho e busca de eficiência máxima.

Prioriza o desenvolvimento da pessoa, de modo que adquira maior controle de seu ambiente.

A intenção é preparar o homem para o controle de suas próprias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com