TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepcao

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

ANA PAULA NOVAES

BRUNA JACKELINE BASTOS

FLAVIA DE SOUSA BATISTA

LORRAINE PORCINIO

MIKAELE PEREIRA

PALOMA MACEDO

PERCEPÇÃO

SÃO PAULO

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

ANA PAULA NOVAES

BRUNA JACKELINE BASTOS

FLAVIA DE SOUSA BATISTA

LORRAINE PORCINIO

MIKAELE PEREIRA

PALOMA MACEDO

Percepcão

Trabalho apresentado a prof º Leonardo Cosentino, da Disciplina de Processos Psicológicos básicos, como requisito parcial para obtenção da média semestral.

                                                       SÃO PAULO

2014


SUMÁRIO

[pic 2]

1. INTRODUÇÃO        4

2. METODO        5

3.RESULTADO        6

4.DISCUSSÃO        8

BIBLIOGRAFIA        9

[pic 3][pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O Presente trabalho toma por base, Myers, sobre o tema percepção, na qual discorre a respeito da atenção seletiva, das ilusões perceptivas, e da organização perceptiva, interpretação perceptiva e, reflete por final, a existência da percepção extra-sensorial. Para o desenvolvimento de um estudo neste tema, foi proposta uma atividade de percepção, onde, se apresentasse uma figura a uma pessoa, e que a mesma as observasse. Após a apresentação dessas figuras, tinha se a instrução para que se questionassem quem as viu, sobre o que se viu e, o que havia influenciado em sua percepção, com o propósito de fazer uma relação do que ela descreveu com o tema estudado. Ao captar, e preciso selecionar, organizar e interpretar as sensações, que é denominado como percepção, que consiste em dar significados às energias capturadas. Nossa consciência focaliza um aspecto limitado da totalidade de nossa experiência, este fato é chamado de atenção seletiva, um estimula muito forte recebera atenção por completo. Um exemplo é o efeito ao ver na imagem dois homens um a ponto de matar o outro de joelhos, identificando uma violência, onde o direcionamento da atenção para a imagem especifica entre muitas outras. Nosso cérebro organiza esses sinais neurais, revelando o modo de como organizar e interpretamos nossas sensações, havendo uma predominância da visão quanto aos outros sentindo, é o fenômeno chamado captação visual, onde sofremos muitas ilustrações visuais, por exemplo ao ver a imagem á varias interpretações ate visualizarem por fim o rosto de um senhor com barba de perfil.

2. METODO

Foi aplicado em treze participantes escolhidos aleatoriamente pelos componentes do grupo, dentre os participantes temos pessoas do ambiente de trabalho, do sexo feminino e masculino, a faixa etária de 20 a 30 anos de idade e profissões diversas. Para aplicação do teste utilizamos uma figura ambígua reproduzida em papel.

Que permitia duas ou mais interpretações seguidas nas quais descritas pelos participantes: (1) um rosto de um senhor com barba de perfil (2) dois senhores um em pé e outro ajoelhado (3)...

Após orientar os participantes, apresentar a figura, para que pudessem melhor manuseá-la e, assim, em ambiente de trabalho, foram dados cinco minutos para todos os participantes identificarem a imagem.

Os procedimentos da entrevista com as pessoas em seu horário de descanso, com questões pré-formuladas para obter melhor compreensão sobre a imagem e percepção, com atendimento em ambientes que no ato da entrevista influencia no estado emocional do ser humano no modo de percepção do teste aplicado. Isso em profundidade dos estudos de Myers, considerados que mostram transformações nos modos de percepção, na produção de significados da imagem utilizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com