TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percepção da Forma- Definição

Resenha: Percepção da Forma- Definição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  Resenha  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

Percepção da Forma- Definição

Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .A percepção de figura-fundo é a capacidade de distinguir adequadamente objeto e fundo em uma apresentação do campo visual. Um enfraquecimento nessa capacidade pode prejudicar seriamente a capacidade de aprender de uma criança.

• Um dos tipos de Percepção da Forma: Percepção Visual

A visão é a percepção de raios luminosos pelo sistema visual. Esta é a forma de percepção mais estudada pela psicologia da percepção. A maioria dos princípios gerais da percepção foram desenvolvidos a partir de teorias especificamente elaboradas para a percepção visual. Todos os princípios da percepção citados acima, embora possam ser extrapolados a outras formas de percepção, fazem muito mais sentido em relação à percepção visual. Por exemplo, o princípio do fechamento, é melhor compreendido em relação a imagens do que a outras formas de percepção.

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade é a habilidade visual de perceber o mundo ou de criar essa ilusão em um suporte pictórico. Para a visão, o conceito de profundidade se relaciona com o Espaço tridimensional ou com a percepção em quatro dimensões. A percepção de profundidade permite estimar com maior precisão a distância até determinado objeto por meio de diferentes métodos.

• Um dos tipos da percepção de profundidade: Diminuição do Detalhe

Este método de percepção da profundidade se relaciona com a acuidade visual e com a distância do objeto. Quanto mais distante o elemento estiver, menor será a quantidade de detalhes que poderá ser distinguida. A nitidez é progressivamente perdida. A textura das superfícies é uma das primeiras coisas que deixa de ser notada com o distanciamento do observador.

Exemplo:

PERCEPÇÃO DO MOVIMENTO

Sempre que há uma alteração no nosso campo visual experimentamos a sensação de movimento. Essa alteração está relacionada com o movimento físico dos objectos ou com o movimento dos nossos olhos. o movimento do objeto é entendido como uma alteração da localização física do objecto no espaço, e como uma alteração dasensibilização retiniana.Percebe cor, forma e profundidade não garante tudo o que precisamos para compreender o mundo.

• Um dos Tipos da Percepção do Movimento:Percepção da Distância

Movimento induzido.Quando um objeto grande circunda um objeto menor, parece que o objeto menor também se movimenta.

Constância perceptiva

O conjunto específico de regras perceptivas que a criança deve adquirir para dar sentido ao mundo físico ao seu redor, são chamadas constâncias perceptivas.

Quando você observa uma pessoa se afastar, a projeção da pessoa em sua retina diminui. Ela não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com