TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percursos na Igualdade de Gênero e de Oportunidades

Por:   •  19/11/2019  •  Abstract  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 2

TÍTULO:

Percursos na igualdade de Gênero e de oportunidades.  

AUTORES:

Aida Borges.

RESUMO:

 Existir em situação de igualdade de género e de oportunidades significa que os seres humanos, homens e mulheres, são livres de desenvolver as suas capacidades pessoais e de fazer opções independentemente dos papéis que lhes são atribuídos pela sociedade e que os diversos comportamentos, aspirações e necessidades de mulheres e homens são igualmente considerados e valorizados. Os vários autores que estudam a sociedade contemporânea são unânimes em reconhecer que uma das principais mudanças que caracterizam a modernidade avançada está relacionada com a entrada das mulheres no mercado de trabalho e com um quadro de valores que define um novo contrato social de género, com implicações na conciliação da vida pessoal, familiar e profissional. A igualdade entre mulheres e homens constitui um princípio de cidadania consagrado em vários documentos nacionais, de que são exemplo a Constituição da República Portuguesa e a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (ENIND) (Portugal + Igual), mas também em documentos internacionais, nomeadamente na Carta das Nações Unidas de 1945, na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, na Declaração das Nações Unidas de Pequim (1995) e nos Objetivos do Milénio (2000), revistos em 2015 para serem atingidos até 2030. A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) é o organismo nacional que tem como missão garantir a execução das políticas públicas no domínio da cidadania, da promoção e defesa da igualdade de género e do combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos, cabendo-lhe a coordenação dos respetivos instrumentos – os Planos Nacionais, documentos que visam operacionalizar a implementação de políticas nacionais que decorrem de compromissos assumidos internacionalmente (ONU). Alinhando a história do feminismo com a legislação em vigor, quer nacional quer internacional, importa sensibilizar para a igualdade de género e de oportunidades, problematizando, questionando e refletindo… Porque, cima de tudo, trata-se de uma questão de Humanidade.

 Palavras-chave: Igualdade de género, papéis sociais de género, estereótipos de género, cidadania, violência de género, feminismo, linguagem inclusiva, mainstreaming de género.

OBJETIVO: Fazer o leitor refletir e se sensibilizar sobre a importância da igualdade de gênero e de oportunidades.

TEMA: Defesa da igualdade de gênero e de oportunidades entre os seres humanos.

METODOLOGIA: Fazer com que o leitor acredite e abrace a ideia de que é necessário termos a igualdade de gênero e de oportunidades para todas as pessoas.

CONCLUSÕES: Conclui-se que só iremos obter a igualdade de gênero e de oportunidades no mundo quando as pessoas aceitarem a ideia e quando todos se unirem para tal ato. Será necessário uma grande conscientização e sensibilização dos seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com