TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Caracterize as Pesquisas de Estudo de campo

Por:   •  14/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Maria Rute dos Passos                          

Projeto de Pesquisa

  1. Leia os capítulos 11, 12 e 13 e caracterize as pesquisas de Estudo de campo, estudo de caso e pesquisa ação, apresentando suas principais características.

Resposta: Estudo de campo: elaboração do projeto inicial; exploração preliminar; formulação do projeto de pesquisa; pré-teste dos instrumentos e procedimentos de pesquisa;  coleta de dados; análise do material; e redação do relatório. Estudo de caso  formulação do problema; definição da unidade-caso; determinação do número de casos; elaboração do protocolo; coleta de dados; avaliação e análise dos dados; preparação do relatório. Pesquisa ação: fase exploratória; formulação do problema; construção de hipóteses; realização do seminário; seleção da amostra; coleta de dados; análise e interpretação dos dados; elaboração do plano de ação; divulgação dos resultados.

  1. Encontre, imprima e entregue um artigo para um desses tipos de pesquisa, ou seja, OU um artigo de estudo de campo OU um artigo de pesquisa ação OU um artigo de estudo de caso.

Resposta: Estudo de caso – avaliação neuropsicológica: depressão x demência

 

  1. Leia o Cap 3 do livro de Cozby (disponível no portal) e, após a leitura, responda as questões 1 e 2 que estão no final do capítulo.

Resposta: 1. Discuta as principais questões éticas na pesquisa comportamental: dano físico e psicológico, engodo, entrevista de esclarecimento e consentimento informado. Como podem os pesquisadores ponderar a necessidade de realizar pesquisas e a necessidade de seguir procedimentos éticos?

Dano físico e psicológicos: as pessoas são submetidas à um caso mais estressante, e que mais para frente pode ocasionar remorso no participante. Engodo: demonstra um teste de obediência. Entrevista de esclarecimento: serve para demonstrar aos participantes do engodo o motivo pelo o qual foi necessário eles serem “enganados”. Consentimento informado: passar a informação clara do que ocorrerá nessa pesquisa, quais os riscos que podem vir a acontecer.

Os pesquisadores no engodo, por exemplo, não falam exatamente o que ocorrerá pois isso poderá alterar o comportamento de todos. Mas o mesmo explica o básico para que ocorra a pesquisa.

2.Por que o consentimento informado é um princípio ético? Que problemas existem em relação ao consentimento informado pleno?

Pois no consentimento informado, é passado corretamente todo o planejamento para efetuar a pesquisa. Já o consentimento informado pleno, só é repassado o necessário para os participantes fazerem correto. Pois se for falado tudo bem explicado, isso poderia alterar o comportamento do participante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com