TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados da pesquisa de especialistas no campo dos recursos humanos

Abstract: Resultados da pesquisa de especialistas no campo dos recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Abstract  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo mapeia competências profissionais exigidas nos próximos anos

São Paulo - O realinhamento da economia, os avanços da tecnologia, a globalização dos mercados, as mudanças nas tendências demográficas, as novas necessidades dos consumidores e o aumento da competitividade estão mudando o modo de operação das empresas, em todos os setores e regiões do mundo. Tudo isso, segundo um estudo conduzido pela Oxford Economics em parceria com a consultoria Towers Watson, vem redefinindo também o fornecimento e a demanda por talentos ao redor mundo.

Dessa forma, os empregadores estão em busca de novas competências em seus colaboradores, que ainda são encontradas em poucos profissionais. De um lado, 40 milhões de trabalhadores estão desempregados no mundo industrializado, segundo estimativas recentes. De outro, gestores sofrem para contratar novos profissionais alegando não encontrar as pessoas certas, com as habilidades certas, para preencher as vagas abertas.

A Oxford Economics conduziu uma pesquisa global com 352 profissionais de recursos humanos no primeiro bimestre deste ano (2013), ao mesmo tempo em que analisou 21 setores da economia, em 46 países. Entre outras conclusões, os pesquisadores identificaram quatro amplas áreas que necessitam de novas competências profissionais. São elas:

Fonte: Oxford Economics e Towers Watson citados por Adriana Fonseca – Valor, disponível em: http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/as-competencias-exigidas-no-mercado-de-trabalho-mundial, acesso em: 06 Dez. 2013.

A partir da análise destes dados é possível concluir que:

Escolher uma resposta.

a. Habilidades técnicas e comportamentais têm o mesmo peso na hora da contratação, segundo as empresas pesquisadas.

b. Além de conhecimentos específicos, as habilidades mais procuradas na opinião das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais.

c. O perfil profissional desejado apoia-se em sólida formação técnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizacional.

d. Os requisitos mais demandados pelas empresas mostram uma preocupação com o grau de instrução e o nível de conhecimentos técnicos.

e. As empresas participantes da pesquisa são extremamente exigentes e procuram profissionais raros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com