TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa De Clima Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Pesquisa De Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  5.517 Palavras (23 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 23

EVALDO ULLRICH JUNIOR

PROJETO DE ESTÁGIO

ESTUDO DE CASO: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

LAGES – SC

NOVEMBRO/2014

EVALDO ULLRICH JUNIOR

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE - UNIPLAC

PROJETO DE ESTÁGIO

ESTUDO DE CASO: PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL

Projeto de Estágio apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) como requisito parcial para obtenção do Grau de Engenheiro de Produção.

Orientador: Carlos Eduardo de Liz.

LAGES – SC

NOVEMBRO/2014

1.1.1 APRESENTAÇÃO

Atualmente a competitividade entre as empresas tem sido acirrada em busca da excelência, fazendo que cada vez mais as empresas façam investimentos em todos os setores, com foco nos gargalos e dificuldades.

Mas para que as empresas consigam alcançar seus objetivos, não basta ter o melhor maquinário, equipamento de alta tecnologia, o melhor produto se as pessoas que trabalham com elas não estão preparadas o suficiente e motivadas para exercer suas funções com o máximo de produtividade.

Isso se dá muitas vezes pela total ou parcial despreparação dos gestores e líderes que atuam nas organizações, com deficiência em lideras as pessoas, os líderes ficam a mercê do comportamento de seus “liderados”.

Alcançar a máxima eficiência é um sonho para muitas empresas, isso acaba se tornando uma utopia para elas. Para isso não acontecer existem várias formas de ajustar os desvios e aproximar desse sonho, uma delas é o desenvolvimento e treinamento dos líderes e com as pessoas e as ferramentas certas esse sonha fica cada vez mais perto.

Uma forma de entender o que precisa ser melhorado é fazer uma pesquisa de clima organizacional, listando tópicos cruciais para a harmonia e outros fatores importantes dentro da organização. Com base nos resultados obtidos na pesquisa do clima organizacional fica mais evidente o que precisa ser trabalhado nos desenvolvimentos das lideranças.

1.1.2

1. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE

1.1. CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SEU AMBIENTE

A empresa objeto deste projeto é a Matriztec que é uma indústria nacional fabricante de máquinas para serralheiros de esquadrias de alumínio, reconhecida por sua marca e por desenvolver soluções inteligentes e inovadoras, atuando em todo território nacional, América Latina e os países do continente africanos de língua portuguesa.

A empresa possui a sua unidade fabril presente na cidade de Lages desde sua fundação em 1993 e conta com cerca de 60 colaboradores. O estágio a ser desenvolvido será realizado nesta empresa.

1.2. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

A empresa Matriztec é referencia nacional no segmento em que atua, porém deixa de ter um melhor resultado devido a pouca ou falta de motivação de alguns colaboradores, impactando em alguns problemas como: retrabalhos, erro na execução do trabalho e falta de assiduidade.

O projeto será realizado de forma de uma pesquisa de clima organizacional que visa identificar as percepções dos colaboradores sobre a empresa e seu ambiente de trabalho, bem como avaliar a motivação dos mesmos.

Através do estudo e análises dos resultados da pesquisa de clima organizacional, tem-se a oportunidade de melhorar o desempenho e alcançar os resultados esperados.

1.2.1. Dados e informações que dimensionam a problemática.

Ao identificar a oportunidade de melhorar o desempenho dos colaboradores, foi necessário consultar os históricos de duas pesquisas realizadas anteriormente nos anos de 2012 e 2013, para observar a metodologia aplicada, as perguntas realizadas, os resultados obtidos e ação tomada com base nos resultados.

Ao analisar os resultados da pesquisa, identificou-se uma grande insatisfação dos alguns colaboradores relacionados com diversos fatores, e não foram tomadas decisões e ações com base nos resultados para melhorar o clima da empresa.

1.2.2. Limites do projeto.

O projeto visa identificar as possíveis causas que desmotivam e prejudicam a produção. A abrangência da pesquisa inclui todos os setores da empresa, do administrativo até as lideranças.

1.3. OBJETIVOS

O estudo sobre gestão de pessoas nas organizações e clima organizacional visa contribuir para analisar os dados da pesquisa de clima com foco nos indicadores referentes à liderança na organização, contudo será aplicado um estudo do clima organizacional para verificar a percepção e a satisfação em relação ao ambiente de trabalho pelo os colaboradores e desenvolver os líderes no quesito de poderem compreender melhor seus liderados.

1.3.1. Objetivo Geral

Realizar uma Pesquisa de Clima Organizacional na empresa Matriztec, afim de identificar o grau de satisfação e motivações dos colaboradores, e o resultado da pesquisa permite a realização de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento das pessoas e principalmente a máxima produtividade e qualidade da empresa.

1.3.2. Objetivos Específicos

• Escolher uma metodologia de Pesquisa de Clima Organizacional.

• Aplicar o método escolhido.

• Analisar os resultados e relacionar a importância destes no ambiente de trabalho.

• Propor e sugerir ações que melhorem os aspectos levantados na pesquisa.

1.4. JUSTIFICATIVA

É de fundamental importância um clima harmonioso e saudável no local de trabalho, além de diminuir conflitos e melhorar o relacionamento interpessoal,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com