TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre emoções das pessoas em relação à um vídeo

Por:   •  20/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Campus São José do Rio Pardo

Instituto de Ciencias Humanas

Curso de Graduação em Psicologia (noturno)

Alessandra de Almeida Caetano

Julia Elizabeth Possatti Miranda  

Leonardo Henrique da Silva

Murilo Augusto de Souza Dias Coutinho

Queila Marques da Silva

Vitória  Regina Candido

Observando as Emoções

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

Novembro/2016

Alessandra de Almeida Caetano – N813AH-6

Julia Elizabeth Possatti Miranda – N840EE-8

Leonardo Henrique da Silva – C982CB-1

Murilo Augusto de Souza Dias Coutinho – C69086-4

Queila Marques – D01JAJ-5

Vitória Candido – D05BBD-4

Observando as Emoções

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina                                                      Processos Psicológicos Básicos, sob supervisão da Profª. Ms. Marina Ceres Silva Pena.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO – SP

Novembro/2016

Resumo

Emoções são um estado interno não observável diretamente, porém, há algumas coisas que nos ajuda a interpretar algumas emoções como algumas expressões faciais, ditas como universais. O objetivo deste trabalho foi observar relatos de emoções de seis colaboradoras que assistiram a um vídeo enquanto eram observadas as suas expressões e reações, e ao final do vídeo eram questionadas quais emoções sentiram. RESULTADOS - DISCUSSÃO

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03

2.OBJETIVO ............................................................................................................. 04

3.METODOLOGIA .................................................................................................... 05

3.1.Local .............................................................................................................. 05

3.2.Participantes ................................................................................................. 05

3.3.Materiais ........................................................................................................ 05

3.4.Procedimentos .............................................................................................. 05

4.RESULTADOS ...................................................................................................... 06

5.DISCUSSÃO ......................................................................................................... 08

   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 09

   ANEXOS................................................................................................................. 10



1.INTRODUÇÃO

As emoções são estados internos que não podem ser diretamente observados ou medidos. As emoções têm componentes subjetivos, fisiológicos e comportamentais, dos quais os seres humanos tendem a estar conscientes (DAVIDOFF,1983).

        As respostas fisiológicas associadas com as emoções proporcionam aos animais energia para o atendimento de emergências. Em situações que evocam dor, raiva ou medo, proporcionam mudanças corporais especificas que aprontam os organismos para enfrentar vigorosamente os desafios (DAVIDOFF, 1983).

        Suponhamos que uma pessoa esteja com o coração acelerado, com o rosto vermelho e olhos arregalados, esses aspectos podem indicar raiva, medo, ou quando alguém vê uma pessoa que gosta poderia se chamar amor, por isso a subjetividade emocional existe. (DAVIDOFF, 1983)

        As pessoas e os animais respondem as emoções com expressões faciais, gestos e ações. Para os seres humanos há um padrão de expressões faciais que é dito como universal, que seria, felicidade, medo, surpresa, tristeza, nojo e raiva, até mesmo civilizações que não estão no meio social comum se identificam com essas expressões. (DAVIDOFF, 1983)

        Identificar uma emoção através apenas da expressão facial pode ser difícil, talvez seja preciso analisar o contexto pelo qual aquela emoção foi gerada, pois uma pessoa pode sentir mais de uma emoção ao mesmo tempo. (DAVIDOFF, 1983)

2.OBJETIVO

O presente trabalho teve como objetivo observar a emoção que pessoas com características em comum relatam e demonstram após assistir um vídeo.

3.METODOLOGIA

3.1.Local

O presente estudo foi realizado foi realizado nas cidades de Arceburgo, Caconde, Guaxupé, São Sebastião da Grama e Vargem Grande do Sul. Todos nas residências das colaboradoras.

3.2.Participantes

Participaram, 6 colaboradoras, todas do sexo feminino, estudantes e com idade entre 15 e 18 anos.

3.3.Materiais

Foi utilizado caneta, papel A4, impressora, computador, internet, mesa, cadeira, livro, gravador, vídeo de aproximadamente 3 minutos (Anexo A).

O vídeo foi retirado no site YOTUBE e conta a história de um menino que para ajudar a mãe rouba alguns remédios e é pego pela dona da farmácia, porém, um vendedor de sopa paga pelos remédios e também dá ao menino uma sopa para levar a sua mãe, vários anos depois o vendedor de sopa cai doente, e o tratamento médico fica muito caro, levando a filha do vendedor a colocar o comercio a venda para pagar a dívida, mas, logo chega a conta e ela se depara com a dívida paga a alguns anos atrás com alguns remédios e uma sopa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com